A Arena Carioca 1 nessa noite será duelo de mais um duelo entre Brasil e Argentina pela Champions League Américas nessa temporada. O Flamengo voltará a receber o Instituto de Córdoba por uma competição internacional. E a promessa é de jogão, ainda mais que as duas equipes vivem excelente momento técnico e tático na temporada. O blog Garrafão Rubro-Negro destacou alguns aspectos desse confronto que promete agitar o ginásio nessa noite.
Franco Balbi e Dwayne Davis foram os protagonistas do duelo entre os times na Argentina
Na abertura do grupo C, em Córdoba, na Argentina, os grandes destaques de Flamengo e Instituto de Córdoba foram o armador argentino Franco Balbi e o ala-armador norte-americano Dwayne Davis. Franco Balbi foi fundamental na construção da vitória rubro-negra na Argentina com arremessos de três no final do jogo. Já Dwayne Davis ajudou a manter o Instituto vivo na partida seja com arremessos do perímetro ou no garrafão.
Desempenho nesse jogo:
Dwayne Davis – 24 pontos
Franco Balbi – 21 pontos
Deryk Ramos e Santiago Scala podem surpreender entrando do banco de reservas
A boa eficiência seja nos arremessos de três e nas assistências podem levar tanto Deryk Ramos e Santiago Scala serem peças importantes no jogo dessa noite. Santiago Scala no primeiro encontro entre as equipes marcou 7 pontos e deu 3 assistências. Deryk Ramos vem mostrando uma evolução na temporada na função de armador e pode contribuir no sistema de jogo ofensivo do Flamengo logo mais.
Duelo de experientes entre Marquinhos e Martin Cuello nesse confronto pela Champions.
Os alas Marquinhos e Martin Cuello são os jogadores mais regulares do Flamengo e Instituto de Córdoba na temporada. E isso pode ser comprovado com os números de ambos até o momento nessa Champions League Américas. Marquinhos tem a média de 11,5 pontos e 4,5 assistências. Já Martin Cuello tem a média de 12,3 pontos e 1,7 assistências.
Gustavo De Conti e Sepo Ginobili – as semelhanças de filosofia de trabalho
A capacidade de revelar jovens valores e saber lidar no dia a dia com jogadores experientes. Essas são as características em comum que tem os técnicos Gustavo De Conti e o argentino Sepo Ginobili. Gustavo De Conti que na época ainda de Paulistano conseguiu ajudar a evolução de jovens como Yago Matheus, Lucas Dias e Georginho de Paula. Hoje no Flamengo faz o mesmo trabalho dando a oportunidade gradual aos jovens Matheusinho, Pedro Nunes e Ruan Miranda.
Na Argentina, Sepo Ginobili fez história no Weber Bahia Basket por algumas temporadas e teve a oportunidade de revelar jogadores como Lucio Redivo, Máximo Fjellerup e Juan Pablo Vaulet. No Instituto fez buscando fortalecer cada vez mais as categorias de base do clube com o objetivo de revelar mais jogadores.
Ambos também já demonstraram saber lidar com jogadores mais experientes no elenco. O bom momento na temporada tanto do Flamengo no NBB e do Instituto na La Liga comprovam isso.
O mapa de arremessos do Instituto de Córdoba no primeiro jogo contra o Flamengo

Champions League Américas – a Libertadores do basquete
Hoje – Flamengo x Instituto de Córdoba, às 21:15, na Arena Carioca 1.
Ingresso – 20 reais com a camisa do Flamengo.
Estacionamento gratuito no local. Bandeiras e instrumentos liberados no ginásio.
Transmissão do DAZN.
Escalação provável do Flamengo
Franco Balbi, Zach Graham, Marquinhos, Olivinha e Rafael Mineiro
Técnico: Gustavo De Conti
*Eloy Vargas ainda está nos Estados Unidos com o filho recém-nascido e desfalca o Flamengo hoje. Panchi Barrera irá se apresentar ao Flamengo depois do natal.
Escalação provável do Instituto
Gaston Whelan, Dwayne Davis, Martin Cuello, Pablo Espinoza e Sam Clancy
Técnico: Sepo Ginobili
Seja assinante do Garrafão Rubro-Negro , ajude a manter o projeto, concorra a ingressos para os jogos do Flamengo no Rio de Janeiro e uma camisa oficial no final da temporada: