Nessa quarta-feira foi definido o caminho do Brasil no Pré-olímpico que dará a vaga para a Olimpíada de Tóquio no ano que vem. E durante o clássico entre Flamengo e Botafogo pelo NBB dessa temporada, o blog Garrafão Rubro-negro conversou com exclusividade com o técnico croata Aleksandar Petrović que falou sua expectativa para o classificatório olímpico, a confiança em Marquinhos e a avaliação dos jogos do NBB.
Aleksandar Petrović – técnico da seleção brasileira
A análise sobre a qualidade técnica dos jogos que ele acompanhou do NBB dessa temporada
“Estou há pouco tempo no Brasil e essa partida entre Flamengo e Botafogo é a quarta que estou assistindo no ginásio. Me interessa ver alguns jogadores que poderão entrar na dinâmica que busco para a seleção brasileira e a convocação para a Copa América em fevereiro. Também tive a oportunidade de acompanhar os jogos entre Corinthians e Paulistano e tive a chance de ver Minas e Franca que acabou sendo decidida na prorrogação. Eu gostei muito dessa partida.”
A expectativa para o Pré-olímpico no ano que vem
“Temos que ver o que o sorteio irá nos reservar. Vamos jogar seja contra quem for e temos que nos focar em nós mesmos e fazer o nosso melhor. Há muito tempo até esse torneio. Eu quero contar com toda a equipe em sua melhor forma técnica e física. Eu quero ver como estará o armador Raulzinho e sem dúvida nenhuma queremos nos preparar bem para essa competição. É um torneio muito curto, temos que estar preparados e temos boas opções de jogadores.”
A confiança em contar com Marquinhos no grupo que irá lutar pela vaga para a Olímpiada de Tóquio
“Eu vou chamar o Marquinhos e todos os jogadores veteranos seja para a Copa América e para o Pré-olímpico. Quero conversar com eles e desde já conto com o Marquinhos e com os demais para esses torneios.”
Alguns bastidores da presença do técnico croata no clássico do NBB
Petrovic em vários momentos buscou conversar com técnicos e dirigentes das duas equipes, se mostrando disposto a dialogar e entender um pouco do panorama do basquete brasileiro de uma melhor forma.
Após a partida, o técnico croata conversou por alguns minutos com o argentino Franco Balbi sobre como foi a partida e fez elogios ao jogador. Petrovic fez questão de abraçar e reconhecer a boa partida de Marquinhos e rasgou elogios ao ala pela boa atuação na vitória do Flamengo no clássico.

O Brasil no Pré-olímpico estará no grupo B com a sede em Split, na Croácia
A seleção brasileira terá pela frente esses adversários:
– Croácia – 14ª colocada no ranking da FIBA
– Tunísia – 33ª colocada no ranking da FIBA
Os dois primeiros colocados do grupo B irão avançar para a semifinal contra os primeiros colocados do grupo A. As seleções do grupo A:
– Alemanha – 18ª colocada no ranking da FIBA
– México – 14º colocado no ranking da FIBA
– Rússia – 9ª colocada no ranking da FIBA
O campeão do Pré-olímpico na Croácia se garante na Olimpíada de Tóquio.