Os desafios do Flamengo contra o CD Valdivia, do Chile, pela Champions League Américas

O Flamengo começou a Champions League Américas com um excelente resultado ao derrotar o Instituto de Córdoba em plena Argentina. E na próxima sexta-feira, dia 29, o time rubro-negro irá receber o CD Valdivia, atual campeão chileno, na Arena Carioca 1. O blog Garrafão Rubro-Negro detalha alguns aspectos dessa equipe chilena que poderá dar trabalho ao sistema defensivo do Flamengo, ainda mais sendo uma equipe franco atiradora do grupo C.

CD Valdivia com o desafio de repetir o “La Animas” e vencer uma equipe brasileira em competição internacional

O basquete chileno tenta evoluir a cada temporada seja no que se refere a seleção e seus clubes. E esse sinal de evolução já pode ser notado quando a equipe do “Las Animas” acabou por derrotar o Mogi das Cruzes na Liga das Américas, da temporada passada. O CD Valdivia é o atual campeão chileno, mesmo com o orçamento modesto, comparado a outras equipes da América do Sul, chega para disputar a Champions League Américas com o objetivo de vender caro a derrota para as outras equipes e talvez surpreender.

Esse pode ser um dos grandes perigos tanto do Flamengo e do Instituto quando forem encarar essa equipe chilena. Acreditar que o jogo antes da bola subir será fácil e acabar por ser surpreendido dentro de quadra.

O reencontro dos amigos argentinos Franco Balbi e Nacho Alessio nesse duelo pela Champions League Américas

Franco Balbi fez história defendendo o Ferro Carril, na Argentina, e ajudou o pivô Nacho Alessio a ter uma das grandes temporadas da sua carreira atuando também nessa equipe argentina. Dois anos depois, esses amigos terão a oportunidade de se reencontrar, mas agora em lados opostos.

O pivô Nacho Alessio foi uma das grandes contratações feitas pela equipe chilena para essa temporada – tanto para a disputa da liga local como também a Champions League Américas. E Franco Balbi se consolida cada vez mais no Flamengo e um dos grandes estrangeiros em atividade no Brasiil.

Nacho Alessio e Franco Balbi, lado a lado, em uma das ações com jovens promovidas pelo Ferro Carril. (Ferro Carri)

Gerardo Isla como uma das peças importantes do elenco do CD Valdívia

O ala-pivô Gerardo Isla está completamente recuperado de uma lesão no joelho e seu potencial técnico é um dos destaques da equipe chilena do Valdivia. Depois de uma passagem pelo basquete argentino, Isla voltou ao Chile e é capitão da equipe chilena comanda pelo argentino Manuel Córdoba.

Gerardo Isla voltará a participar de uma competição internacional organizada pela FIBA (CD Valdivia)

Isla esteve presente na seleção chilena nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de Basquete da China.

A versatilidade do jogo ofensivo do ala-armador norte-americano Rashad Madden

O norte-americano Rashad Madden já demonstrou em alguns jogos da equipe chilena todo seu potencial ofensivo com a camisa do Valdivia. Muito agressivo nas infiltrações dentro do garrafão e com ótimo aproveitamento nos arremessos de três. Essas duas características caso não sejam bem marcadas poderão dar trabalho a defesa do Flamengo no dia 29, na Arena Carioca 1.

Time base do CD Valdivia nessa temporada

Vicente Guaico, Rashad Madden, Nicolas Ferreyra, Gerardo Isla e Nacho Alessio

Técnico: Juan Manuel Córdoba

Champions League Américas

Segunda rodada

Sexta-feira – dia 29

Flamengo x CD Valdivia, na Arena Carioca 1