Parceria com o banco BRB – os jogos do Flamengo no Distrito Federal pelo NBB

Essa edição do Novo Basquete Brasil terá uma novidade para os torcedores do Flamengo. O patrocínio do BRB com o clube nessa temporada determina uma quantidade de jogos da equipe no Distrito Federal. O blog Garrafão Rubro-Negro apresenta uma análise sobre essa parceria, o impacto positivo que ela pode causar e como o torcedor que reside no Rio de Janeiro acabará não sendo prejudicado e continuará assistindo a maioria dos jogos na cidade.

Patrocínio do BRB para o Flamengo e o Universo Brasília assinado no mês de julho

Os patrocínios assinados no mês de julho em Brasília fazem parte do projeto “Brasília Capital do Basquete” do governo do Distrito Federal. Pelo acordo, o Flamengo teria que mandar 30 % dos jogos como mandante no NBB em solo brasiliense.

Sendo nesse caso, o Flamengo mandaria 6 jogos durante a competição em Brasília – esses que podem ser disputados no ginásio da ASCEB e no ginásio Nilson Nelson (esse ginásio dependendo da disponibilidade de datas).

Ginásio Nilson Nelson deverá ser utilizado pelo Flamengo durante o NBB dessa temporada. (LNB)

Segundo informações apuradas pelo blog, o Flamengo irá disputar 4 jogos da fase de classificação e 2 jogos da fase de playoff na capital federal.

Brasília e a oportunidade de ganhar mais torcedores rubro-negros adeptos ao orgulho da Nação

A capital federal na história recente do basquete brasileiro sempre contou e conta com uma equipe vitoriosa nacionalmente e internacionalmente, o Universo Brasília. E nesse NBB, os torcedores rubro-negros terão a oportunidade de ter um contato mais direto com o seu clube do coração e ver mais jogos do time que conta com grandes nomes como Marquinhos, Franco Balbi e Zach Graham.

A parceria do BRB com dois grandes clubes com tradição no NBB tem que ser olhada como um aspecto positivo. Em razão do estimulo maior da modalidade na região, movimentação da economia da região nos dias de jogos (gerando empregos diretos e indiretos) e como você pode através do esporte incentivar os jovens que irão aos jovens a se motivarem para inciar uma pratica esportiva, uma chance de mudança cultural.

O Rio de Janeiro ainda recebendo mais de 75 % dos jogos da equipe na temporada

Uma das principais discussões que surgiram quando o Flamengo acertou o patrocínio com o Banco BRB é que o time acabaria atuando pouco no Rio de Janeiro. Isso não é verdade. A quantidade de jogos da equipe rubro-negra no Rio de Janeiro será superior a 75 % considerando NBB e a Champions League.

E talvez seja a oportunidade do torcedor rubro-negro, residente no Rio de Janeiro, passar a frequentar mais os jogos quando ocorrerem na cidade, mudar um pouco a forma como analisa os jogos que comparece no NBB. Numa edição tão equilibrada como essa temporada que acabou de começar, qualquer partida como mandante, o papel do torcedor será fundamental.

Lembrando que na temporada passada, o Flamengo em alguns jogos contra o Universo Brasília e contra o São José, ambos na Arena Carioca, o público foi bem baixo. E nas últimas temporadas do NBB como mandante do Rio de Janeiro, a média de público do Flamengo como um todo foi muito abaixo do real potencial do seu torcedor.

Basquete do Flamengo não teve bom público na temporada passada atuando no Rio de Janeiro pelo NBB. (GE)

A partir do panorama que se desenha essa temporada do NBB, o torcedor rubro-negro poderá passar a ter uma mudança positiva no modo que enxerga e prestigia a modalidade do clube no Rio de Janeiro. Um jogo que no papel pode não ter um grande apelo, na realidade pode ser a chance do torcedor ver todo o potencial e habilidades dos jogadores do time, mas como também apurar o senso crítico na modalidade e olhar um jovem se destacando numa equipe de investimento inferior e passar a acreditar que aquele jogador poderia ser um bom reforço para o Flamengo em uma futura temporada.

Grandes equipes seja elas em qual modalidade for acabam sendo formadas por alguns jovens que acabam por se destacar em outras equipes e o torcedor rubro-negro passar a ter essa cultura de análise mais aprimorada sobre o basquete como ocorre no futebol, todos poderiam sair ganhando.

Jogos do Flamengo no NBB como mandante

Fase de classificação – 15

Playoff – de 2 até 9 jogos

Copa Super 8 – 1 a 3 jogos

Total de jogos – entre 18 a 27 jogos

Jogos disputados no Rio de Janeiro – entre 12 a 21 jogos (66,6 % a 77,7%)

Jogos disputados em Brasília – 6 jogos (33,4% a 22,3%)

Jogos do Flamengo na Champions League

Jogos no Rio de Janeiro – de 2 a 10 jogos

Provável quantidade total de jogos do Flamengo como mandante na temporada – entre 20 a 37 jogos

Jogos no Rio de Janeiro – 70 a 83,7 %

Jogos em Brasília – 30 a 16,3 %

A expectativa do torcedor rubro-negro em Brasília pelos jogos do Flamengo

O blog Garrafão Rubro-Negro conversou com o torcedor Júlio Cesar, residente na capital federal, e ele falou seu envolvimento com o esporte e a expectativa dos jogos na cidade.

“O basquete do Flamengo é e sempre e será uma enorme tradição. Jogamos de local e atraímos o público adversário. Com o basquete, o orgulho da nação, a história não é diferente. Eu e toda a torcida estaremos lá de vermelho e preto apoiando o time. Vamos Flamengo.”

Gustavo De Conti afirmou ser favorável aos jogos em Brasília e destacou os pontos positivos

O treinador Gustavo De Conti falou em entrevista, realizada na Gávea, na véspera da abertura do Estadual sobre a realização dos jogos do Flamengo em Brasília e disse que as partidas lá não irão afetar o rendimento da equipe.

“Quase 60 % da população de Brasília é rubro-negra. Eu sinceramente gostei dessa possibilidade, é de fácil acesso, é um voo, uma hora e meia e já estaremos lá. A rede hoteleira de Brasília é muito boa, a quadra é boa para treino e jogo, assim como a academia. Toda a estrutura de Brasília é muito boa. Eu sinceramente fiquei feliz de a gente ir um pouquinho lá. Eu até estava conversando com o pessoal da imprensa de você pode divulgar o Flamengo, o basquete do clube em algum centro que o Flamengo vai pouco. Nesse caso é Brasília. O futebol vai até bastante lá. Mas mesmo assim o pessoal lá é carente da presença do Flamengo lá.  Quanto mais intercambio puder ter, eu acho ótimo. Em contrapartida, o Rio de Janeiro continuará sendo bem atendido também, praticamente 80 % dos jogos continuarão ser disputados aqui na cidade. Os torcedores residentes daqui não deixarão de ser atendidos por conta de a gente ter que atuar em Brasília.”

Os primeiros jogos em Brasília pelo NBB

Em razão da punição pela confusão ocorrida após o jogo 5 da final entre Franca e Flamengo, o clube rubro-negro foi punido por 1 perda de mando de quadra pelo STJD/CBB. E o primeiro jogo do Flamengo como mandante nessa temporada do NBB deve ser confirmado no Distrito Federal.

O recurso do time rubro-negro será julgado amanhã, mas conforme regulamento do NBB e a necessidade de indicar o local da partida com mais de uma semana de antecedência da sua realização, o jogo contra o Paulistano está como sendo realizado em Brasília.

O blog em contato com a assessoria de comunicação da Liga Nacional confirmou o jogo entre Flamengo e Paulistano, no dia 22, está marcado para o ginásio da Asceb, no Distrito Federal.

Dia 22

Flamengo x Paulistano, às 19 horas, no ginásio da ASCEB, no Distrito Federal. Transmissão da Espn

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.