Flamengo, Franca e Minas no papel são os principais candidatos ao título dessa edição do Novo Basquete Brasil. Mas a história da competição comprova que sempre aparecem algumas equipes que acabam chamando a atenção de todos no decorrer do torneio e surpreendendo os principais favoritos. O blog Garrafão Rubro-Negro detalha algumas equipes com potencial de surpreender e que poderão dar trabalho na caminhada do Flamengo na busca do seu sétimo título do NBB.
Botafogo
O elenco alvinegro teve boas contratações para essa temporada e manteve a espinha dorsal da equipe que ficou em quarto lugar na edição passada do NBB passado. E nessa temporada já comprovou que time pode dar trabalho ao Flamengo, conquistou duas vitórias no Campeonato Estadual.
O grande desafio do Botafogo, treinado por Leo Figueiró, será saber lidar com a questão médica e física durante todo o NBB. Caso o time consiga se manter sadio, poderá novamente dar trabalho aos grandes favoritos.
Destaques individuais do Botafogo:
O armador Henrique Coelho vem sendo um dos jogadores mais eficientes e regulares da equipe alvinegra nessa temporada. O mesmo se pode dizer do ala Cauê Borges que vem se confirmando como um dos principais protagonistas da equipe novamente é um nome fundamental no equilíbrio do sistema de jogo da equipe alvinegra. E o pivô Lucas Mariano, peça nova da equipe dessa temporada, vem demonstrando uma evolução constante na equipe e é um nome que dará trabalho no garrafão nesse NBB.

Mogi das Cruzes (SP)
A equipe mogiana demonstrou no Campeonato Paulista que tem a capacidade de se reinventar dentro de quadra e mostrou um dos basquetes mais agradáveis de se assistir na competição estadual. Comandado por Guerrinha, Mogi mostrou que pode ser uma equipe versátil em quadra com o potencial de seus jovens jogadores em quadra.
O grande desafio do Mogi durante o NBB será manter a intensidade e regularidade nos jogos contra os principais candidatos ao título. Mas a certeza é que aplicação tática e superação mogiana em quadra não irão faltar.
Destaques individuais de Mogi
O ala-pivô Luis Gruber tem sido um dos nomes mais eficientes de Mogi e vem fazendo uma excelente temporada até o momento. E tendo a experiência de Gruber no elenco, vale destacar os jovens contratados que estão fazendo também uma ótima temporada pela equipe. O armador Alexey Borges e o ala Danilo Fuzaro se encaixaram muito bem na rotação da equipe do treinador Guerrinha.

Paulistano(SP)
A equipe da capital paulista que tem uma das suas principais vocações de revelar bons jogadores para o basquete brasileiro tem novamente o potencial para surpreender nessa edição do NBB e apagar do seu torcedor a campanha frustrante da edição passada.
O grande desafio do Paulistano comandado por Régis Marreli será conseguir demonstrar em quadra que pode ser uma equipe ainda mais versátil no seu sistema de jogo e não ser tão dependente do seu volume de jogo nos arremessos de três pontos.
Destaques individuais do Paulistano
O armador Yago Mateus se firma como um dos jovens com mais potencial dentro do basquete brasileiro seja por suas assistências e arremessos de três podem ajudar a equipe paulista na campanha do NBB. O pivô Dikembe Andre terá a chance de afirmação no NBB e mostrar todo o seu potencial que chamou tanto a atenção nas últimas edições da LDB. E o ala-armador dominicano Gelvis Solano tem potencial para brigar para ser um dos melhores estrangeiros desse NBB – ele é um jogador completo tanto defensivamente e ofensivamente.

Unifacisa(PB)
Em sua primeira participação no NBB, a Unifacisa, de Campina Grande, chega para a disputa não somente com o objetivo de somente participar, mas de buscar a classificação para alguma competição internacional na próxima temporada. Comandado por Felipe Santana (Filé), um dos grandes talentos da nova geração, o time paraibano deverá vender caro as derrotas quando tiver o mando de quadra na competição nacional.
O grande desafio da Unifacisa no NBB será comprovar que pode ser uma equipe competitiva fora de Campina Grande. Jogadores experientes como Paulo Nery e Douglas Nunes poderão ajudar o time paraibano nesses confrontos.
Destaques individuais da Unifacisa
O armador norte-americano Nathaniel Barnes é um dos grandes xodós da torcida do time paraibano e suas bolas de três são uma das virtudes desse talentoso armador. Após boas passagens pelo Paulistano e pelo Corinthians, o ala Gemadinha já demonstrou nos primeiros jogos do time nessa temporada que poderá ser um dos protagonistas da equipe. A experiência do armador uruguaio Pepo Vidal poderá ser importante na campanha do Unifacisa no NBB, ele que tem uma ótima leitura de jogo.
