Mais uma edição do Estadual com a valorização técnica e tática em baixa em razão da quantidade dos clubes participantes da competição – apenas 3 times (Botafogo, Flamengo e Niterói Basquete). Mas vale ressaltar o esforço realizado pelo Niterói Basquete em tentar fortalecer o basquete na cidade, mantendo a equipe adulta no Estadual e promovendo as categorias de base com o objetivo de dar oportunidade para jovens jogadores e principalmente na iniciação na prática esportiva.
O blog Garrafão Rubro-Negro entrevistou alguns integrantes do time do Niterói Basquete sobre o Estadual dessa temporada e a estreia contra o Flamengo, no sábado, em Niterói.
Fred Coelho – Técnico do Niterói Basquete
A expectativa para o Estadual
“A expectativa é sempre a melhor possível, independentemente de ser Flamengo, Botafogo, ou qualquer time. Eu acho que estamos nos preparando para disputar títulos. Temos que fazer um bom jogo aqui, para representar bem a cidade de Niterói e dar continuidade ao sucesso do nosso projeto.”
A preparação da equipe para a disputa da competição dessa temporada
“O fato da nossa temporada já ter começado antes do Estadual, pode nos ajudar. Mas, Flamengo e Botafogo possuem experiências maiores, fazendo com que tudo se equilibre.”
Luiz Otávio Guimarães (Mingau) – ala-pivô
A continuidade do projeto do Niterói Basquete
“A continuidade do projeto é esperada, pois já é o nosso sexto ano trabalhando. Nesse tempo, estamos passando por vários processos, e o Estadual é um deles. Pouco a pouco vamos conquistando nossos objetivos, o que inclui patrocinadores e pessoas que queiram nos ajudar.”
A expectativa para o Estadual
“A primeira participação foi um desafio para nós, principalmente com a organização extra quadra. Esse ano já está sendo mais natural. Jogar o Carioca é muito importante pro crescimento do clube. Mais uma vez, só o Niterói além dos dois grandes times, Flamengo e Botafogo, semifinalistas do NBB. Mas isso também nos ajuda, pois são equipes que atraem grandes coisas, pois jogam até torneios internacionais. Não pensamos em ser campeões, mas sim fazer excelentes jogos e eventos para o público. O objetivo é fazer a cidade abraçar o projeto, trazer crianças pro mundo do basquete e ter sempre gente falando do nosso clube, com orgulho. Além de querermos jogar nesse ano, ou no próximo, mais competições profissionais.”

O Niterói Basquete recebe o Flamengo, no próximo sábado, dia 31, no ginásio do Colégio La Salle, às 18 horas, em Niterói, na abertura do Estadual Adulto.