Com a Champions League como prioridade, veja as principais competições do elenco adulto do Flamengo nessa temporada

O Flamengo, atual campeão do Novo Basquete Brasil, voltará às quadras no final desse mês e tendo como prioridade nessa temporada voltar a conquistar um troféu a nível internacional. Fato que não ocorre desde setembro de 2014. O blog Garrafão Rubro-Negro apresenta um levantamento geral das principais competições já confirmadas no calendário e os principais adversários do Flamengo em cada uma delas.

Estadual – entre 31 de agosto a 1 de outubro

Mais uma edição do Estadual completamente esvaziada e com a participação de somente 3 equipes – Botafogo, Flamengo e Niterói. O Niterói conta com alguns jogadores experientes no seu plantel como Rodrigo Bahia, mas longe de apresentar qualquer dificuldade para o elenco rubro-negro e alvinegro na competição.

O Botafogo será o principal adversário do Flamengo na competição e comparado ao elenco da temporada passada, o time alvinegro se reforçou em posições importantes como ala-pivô e pivô – o time contratou Wesley Sena, Du Sommer e Lucas Mariano.

G League International Challenge – Torneio Internacional no Uruguai, entre 18 a 22 de setembro

Uma competição de excelente nível técnico e tático em Montevidéu, no Uruguai. O Flamengo está no grupo A da competição e irá enfrentar o San Lorenzo(Argentina) e Bayen de Munique(Alemanha). No grupo B, o combinado da Liga Uruguaia terá como adversários o Capitanes(México) e combinado da G-League da NBA.

O San Lorenzo é o atual campeão da Liga Argentina e da Liga das Américas e certamente um grande adversário para o time rubro-negro. O time argentino teve baixas importantes como do uruguaio Mathias Calfani e do norte-americano Jerome Meyinsse. Mas soube se reinventar nas aquisições que foram feitas no mercado.  Facundo Muller virou o novo treinador da equipe e trouxe peças importantes como Facundo Piñero, Esteban Batista e Luciano Gonzalez, nomes que se destacaram na última edição da Liga Argentina.

O Bayern de Munique teve uma boa campanha na última edição da Euroliga e quer buscar posições melhores nos torneios que irá disputar na temporada. O time alemão contratou o experiente pivô norte-americano Greg Monroe, com passagem pela NBA.

Antel Arena será sede do Torneio Internacional no Uruguai.

Dia 18 de setembro – Flamengo x Bayern de Munique

Dia 20 de setembro – Flamengo x San Lorenzo

Dia 21 de setembro – Semifinal

Dia 22 de setembro – Final

Champions League – nova Liga das Américas – entre 17 de outubro a 20 de março de 2020

Uma nova Liga das Américas nasce e com novo formato. Doze equipes buscando o titulo da competição mais importante do continente. No papel existe o favoritismo inicial de cinco equipes na luta pela taça da competição.

Flamengo e Franca como finalistas do último NBB e com elenco mais reforçados se postulam como as grandes forças brasileiras na competição. San Lorenzo foi o campeão da última Liga das Américas e segue como um dos favoritos, ainda mais pela rotação tanto do seu time titular e as opções do banco de reservas.

O Guaros de Lara, da Venezuela, continua sendo uma das potencias do basquete no continente e sempre montando equipes competitivas. Nessa temporada não será diferente. O time venezuelano terá que mostrar o potencial de se reinventar nas partidas que forem ocorrer fora de casa para lograr êxito e chegar a grande decisão.

A equipe do Fuerzia Régia, do México, surge como uma das equipes que podem surpreender na Champions League. E a contratação do bom jogador argentino Marcos Delia qualifica ainda mais o time mexicano para essa competição.

NBB – entre 12 de outubro a junho de 2020

Todos os times na luta contra o maior campeão da história do NBB. O aumento de estrangeiros permitidos para as equipes nessa temporada pode acabar por ajudar a melhoria do nível técnico dos jogos. Mas não muda muito o panorama dos favoritos a competição no papel. Flamengo e Franca mantiveram suas bases e seguem um degrau a frente das demais equipes na busca pelo título.

Botafogo melhorou seu plantel que terminou em quarto lugar no NBB passado e se postura a ser um forte concorrente na disputa. O Minas ousou na reformulação do seu plantel e trouxe jogadores importantes na história do NBB – Tyrone Curnell e Alex Garcia – e também deve chegar longe na disputa dessa temporada.

Corinthians e Paulistano também fizeram mudanças importantes nos seus plantéis e a mescla de juventude e experiencia podem levar esses times a darem trabalho para os favoritos.

Elenco do Flamengo para essa temporada:

Armadores – Franco Balbi e Deryk Ramos

Ala-armadores – Zach Graham e Pedro Nunes

Alas – Marquinhos, Jhonatan Luz e Matheus Weber

Alas-pivôs – Olivinha e Leron Black

Pivôs – Rafael Mineiro e Leonardo Demétrio

Técnico – Gustavo De Conti