Chega mais – Flamengo, São Paulo, Franca e Minas na batalha da semifinal do NBB

Desculpa o auê – mas é chegado o momento de falar sobre mais uma semifinal da história do Novo Basquete Brasil. No papel e pelo retrospecto na temporada, Franca desponta como principal força para chegar à final, mas a fase de quartas de final mostrou que existe uma luz no fim do túnel para os concorrentes. O Garrafão Rubro-Negro detalha o momento dos 4 semifinalistas para os jogos dessa fase importante da competição nacional.

Ando meio desligado – Flamengo precisa reduzir a quantidade de erros por jogo e contar com a regularidade dos ex-bauruenses para ter série “tranquila” diante do São Paulo

A montagem do elenco do Flamengo no inicio da temporada ficou um quê de Bauru pela identidade que a equipe passou a ter com os novos nomes que passaram a integrar o orgulho da nação e que antes fizeram história em Bauru. E foram exatamente a lei do ex que foi fundamental para o Flamengo construir seu jogo coletivo na fase de quartas de final e eliminar a equipe do interior paulista. E o Flamengo voltou a reunir esses jogadores agora no Rio.

E os ex de Bauru podemos citar jogadores como Gabriel Jaú, Gui Deodato, Rafael Hettsheimeir e Ricardo Fischer. Esses dois últimos que também passaram pelo Flamengo anteriormente e retornaram nessa temporada. A se destacar a regularidade e a maturidade de Fischer nessa segunda passagem pelo Flamengo e tem sido um nome importante no papel de armação da equipe nessa temporada.

E agora contra o São Paulo o que o Flamengo precisará? Da regularidade exatamente desse quarteto dentro de quadra. Caso consiga ter uma participação efetiva em pontos e também se posicionarem como peças importantes no volume de rebotes ofensivos, o time rubro-negro já sairá em uma boa vantagem contra o time tricolor paulista.

O calcanhar de Aquiles do Flamengo pode ser a quantidade de erros por jogo. A média de 18 erros na fase de quartas de final só não teve um estrago maior em razão da profundidade do elenco rubro-negro e o bom aproveitamento que a equipe teve nos três pontos.

O ponto de desequilíbrio do Flamengo nessa série pode ser o conjunto coletivo proposto por esse quarteto acima e citando uma peça que pode ser uma grata surpresa do Flamengo nesse duelo é o mexicano Luke Martinez. Que vem de uma boa sequencia nos playoffs do NBB.

“Eu nem vejo a hora de lhe dizer, aquilo tudo que eu decorei…” – seguindo o plano de jogo, o Flamengo espera daqui a 12 dias poder dizer que novamente é finalista do NBB.

Jardins da Babilônia – São Paulo se mostra competitivo nas quartas de final e quer ser suspenso novamente a final do NBB

“E eu pra não ficar por baixo, resolvi botar as asas pra fora, porque…” – o São Paulo na série contra o Pinheiros teve um susto no segundo jogo da série, mas mostrou o seu poder competitivo quando o experiente Marquinhos acabou novamente mostrando sua qualidade e liderança a partir do terceiro jogo da série contra o time jovem pinheinse.

O São Paulo não tem aquele mesmo poderio ofensivo que o sagrou campeão da BCLA da temporada passada, longe disso, sabe as suas limitações claras em algumas posições como o garrafão e a oscilação da sua intensidade defensiva. E isso pode pesar diante de um time que tem uma profundidade de elenco e que pode castigar tanto no perímetro e na zona pintada.

O time tricolor terá de contrapor ao jogo do Flamengo com sua experiencia em quadra com as jogadas de Elinho, Bennett e principalmente Marquinhos. E precisará de uma série bem eficiente de Lucas Siewert e Malcom Miller nos arremessos no perímetro para fazer uma série equilibrada diante do Flamengo. Uma tarefa que será árdua para o tricolor paulista, mas que certamente venderá caro todo os jogos para o rubro-negro nessa série.

Ordem dos jogos

Jogo 1 – Flamengo x São Paulo – 12/05 – 20h – SporTV 2 – Tijuca Tênis Clube

Jogo 2 – São Paulo x Flamengo – 15/05 – 20h – SporTV 2 – Ginásio do Morumbi

Jogo 2 – São Paulo x Flamengo – 17/05 – 19h – SporTV 2 – Ginásio do Morumbi

Jogo 4 – Flamengo x São Paulo – 20/05 – 15h – SporTV 2 e TV Cultura – Tijuca Tênis Clube*

Jogo 5 – Flamengo x São Paulo – 22/05 – 20h – SporTV 2 Tijuca Tênis Clube*

*se necessário

Ti-ti-ti – Unifacisa faz barulho nas quartas de final, mas Franca virou a série pela eficiência do seu Big 3 dentro de quadra

“Se pintar um negócio na China, corre e vê se eu estou lá na esquina e se estiver, vê se me deixa em paz…” –  no período de playoffs é natural que comecem os rumores, sondagens do mercado de transferências e os clubes já buscando alinhar a renovação de contrato com suas peças. E Franca contou com seu Big 3 – Georginho, Lucas Dias e Lucas Mariano focado nos playoffs e alheios ao mercado para virar uma série que acabou sendo duríssima contra a Unifacisa.

O time paraibano soube machucar a defesa de Franca e acabou ganhando dois jogos na série , um deles inclusive no ginásio Pedrocão. A defesa de Franca foi o ponto falho francano nas quartas de final e isso acabou ligando um alerta e até animando adversários para a sequência do torneio.

Franca teve os méritos de chegar novamente a semifinal pela frieza e consistência desse Big 3 no jogo 5 da série, principalmente os arremessos de Lucas Mariano. O adversário que será o Minas caso queira ter a chance de uma série equilibrada terá que reduzir o volume de jogo de Lucas Mariano em quadra como também ficar atento aos arremessos do argentino Santiago Scala, uma peça importante da segunda unidade francana.

Franca pelo poderio ofensivo que tem é grande favorito no duelo contra o Minas.

Saúde – Minas sofre no ataque, mas elimina o Paulistano e espera ter elenco saudável contra Franca

“Me cansei de lero-lero, dá licença, mas eu vou sair do sério, quero mais saúde…” –  o Minas sabe que o seu poderio ofensivo na série contra o Paulistano foi abaixo do esperado e que esse aspecto precisará ser melhorado para ter chances de jogos competitivos contra Franca. E para isso o time mineiro precisará ter seu elenco completo e inteiro para esse confronto.

Com uma questão muscular, o armador Alexey Borges, um dos principais do país, desfalcou o Minas no quinto jogo da série contra o Paulistano. E caso ele não se recupere será uma grande baixa para o Minas não somente no aspecto de pontuação, assistências e também de liderança junto com Renan Lenz.

Minas para fazer jogos competitivos terá que se seguir fielmente o plano de jogo elaborado pelo técnico Léo Costa e contar com bons jogos do norte-americano Shaq Jonhson e de Wesley Castro.

O jogo 2 da série em Minas pode ser o fiel da balança até pela questão emocional dependendo do ganhador do confronto.

Ordem dos jogos

Jogo 1 – Sesi Franca x 123 Minas – 13/05 – 15h – ESPN 3 / Tv Cultura – Ginásio do Pedrocão

Jogo 2 – 123 Minas x Sesi Franca – 16/05 – 19h30 – ESPN 2 – Arena UniBH

Jogo 3 – 123 Minas x Sesi Franca – 18/05 – 19h30 – ESPN 2 – Arena UniBH

Jogo 4 – Sesi Franca x 123 Minas – 21/05 – 19h30 – ESPN 2 – Ginásio do Pedrocão*

Jogo 5 – Sesi Franca x 123 Minas – 23/05 – 19h30 – ESPN 2 – Ginásio do Pedrocão8*

* Se necessário

Venda online de ingressos para Flamengo e São Paulo na sexta-

https://flamengo.superingresso.com.br/#!/apresentacao/e37e548096952455c8270a45a89e5c9af16e4ea9

Garrafão Rubro-negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais, casuais e par de ingressos para jogos do NBB, Copa Super 8 e Champions League Américas durante a temporada.
Apoia-se – apoia.se/garrafaorn
Pic Pay – @GarrafaoRN

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.