Foram 6 jogos para cada time durante a fase de classificação da Champions League Américas e agora a competição entra numa nova fase. Chegou o momento das quartas de final do torneio que nessa temporada teve seu regulamento novamente modificado e voltou ao que era na sua primeira edição. Teremos uma melhor de 3 jogos e o vencedor de cada série irá avançar para o Final Four com jogo semifinal e final, jogos eliminatórios. O Garrafão Rubro-Negro apresenta uma prévia dos confrontos das quartas de final e o chaveamento até o Final Four 4.
Quartas de final da Champions League Américas 2022/2023
Flamengo x UDEC, do Chile
O Flamengo chega para as quartas de final após uma boa campanha no grupo C da competição com 5 vitórias e 1 derrota. O time rubro-negro tem números interessantes no torneio como é o segundo time que mais apanha rebotes no torneio com a média de 41,8 rebotes por jogo e o segundo que mais distribui assistências com 23,8 assistências por jogo.
José Vildoza é o destaque do time em pontos no torneio com a média de 14,5 pontos. Gabriel Jaú lidera nos rebotes com 6,2 rebotes por jogo e Penka Aguirre se destacando nas assistências com 5,5 assistências por jogo.
A UDEC, do Chile, teve o mérito de saber escolher bem os seus estrangeiros nessa temporada e eles acabaram sendo peças chaves para o time conquistar o segundo lugar no grupo D e eliminar a equipe argentina que é tradicional, o Obras Sanitárias.
Os norte-americanos Reyshawn Terry e Jerry Evans Jr são os pilares do setor ofensivo do time chileno na competição e para não ter sustos nos jogos, o Flamengo terá que tentar reduzir o volume de jogo dessa dupla em quadra.
O Flamengo por ter sido o primeiro colocado terá o direito de fazer dois jogos em casa na série contra a UDEC. E o vencedor dessa série pega o vencedor da série entre Libertadores de Queretaro, do México ou Minas na semifinal no Final Four.
Libertadores de Queretaro, do México x Minas
O Libertadores de Queretaro, do México, é o elenco de maior orçamento dessa atual temporada da Champions League Américas e conta com vários destaques da seleção mexicana e nomes importantes da seleção de Porto Rico e da Colômbia. Diferente de outras temporadas, o time mexicano dessa vez entrou não somente pra disputar, mas também de fato buscar de forma concreta esse título.
A equipe mexicana tem o melhor ataque da BCLA com 97,6 pontos por jogo e lidera também nas assistências com 25,8 por jogo. Entre os destaques da seleção do México presente no Libertadores podemos citar – Jorge Gutierrez, Paul Stoll, Hector Hernandez e Gabriel Giron. E o destaque de Porto Rico presente fica por conta de Ismael Romero, já o colombiano Juan Tello é outro nome interessante do plantel do time mexicano.
E por ter terminado em primeiro lugar no Grupo A, o Libertadores de Queretaro poderá fazer mais jogos em casa nesse duelo contra o Minas.
O Minas teve uma campanha muito irregular na primeira fase da Champions League Américas dessa temporada. Teve facilidade para se impor diante do Biguá, do Uruguai, mas nos três jogos diante da equipe bem postada taticamente do Quimsa acabou tendo dificuldades e perdeu os três embates com o time argentino.
É um time que tem estrangeiros que podem dar um novo dinamismo ao sistema de jogo nesse momento de playoffs como Shaq Jonhson e Isaac Hamilton. E precisará mais do que nunca da regularidade também do trio formado por Alexey Borges, Renan Lenz e Wesley Castro.
Quimsa, da Argentina x Real Esteli, da Nicarágua
No papel esse deve ser o confronto mais equilibrado das quartas de final da BCLA dessa temporada. O Quimsa fez o seu papel de casa e conseguiu sair em primeiro lugar no grupo B e contando com a ótima regularidade dos norte-americanos Brandon Robinson e Eric Anderson nos jogos na fase de classificação. Brandon Robinson terminou essa primeira etapa da competição com a média de 20,5 pontos por jogo.
A titulo de curiosidade, o Quimsa mesmo com a classificação em primeiro lugar do grupo B acabou optando por mudar de técnico após o encerramento da janela que jogou em casa contra o Minas e o Biguá. Sai Manuel Córdoba e entra Leandro Ramella em seu lugar. Ramella que foi eleito recentemente um dos melhores treinadores da Liga Argentina.
O Real Esteli, da Nicarágua, continua mantendo sua característica de jogo das últimas temporadas de BCLA. Um time com bastante vigor físico e atlético em quadra e tendo ainda como um dos principais destaques o talentoso Jezreel de Jesus. E para ajudar De Jesus nessa temporada de Champions, o time da Nicarágua trouxe o norte-americano Thomas Robinson que também se firmou como um dos destaques do time no torneio.
Thomas Robinson tem a média de 20,7 pontos por jogo. E outro dado interessante é que o Real Esteli é o time na competição que lidera na conquista de rebotes com 46,0 rebotes por jogo.
O vencedor de Quimsa e Real Esteli irá encarar o vencedor da série entre Franca e Peñarol, do Uruguai, na semifinal no Final Four da competição. Quimsa contra o Real Esteli poderá mandar dois jogos em casa nessa série.
Franca x Peñarol, do Uruguai
Franca é a única equipe com 100% de aproveitamento na competição até o momento e tem dados que ajudam a ilustrar essa campanha como o segundo melhor ataque do torneio e o terceiro time que mais conquista rebotes. No papel é o favorito a ser batido. O time francano conta com o trio formado por Lucas Dias, Lucas Mariano e Georginho que somados marcam a média de 48 pontos por jogo.
Para qualquer equipe que tenha a pretensão de tentar bater de frente com Franca terá que reduzir o volume desse trio. E será uma tarefa muito complicada para o esforçado e limitado time do Peñarol, do Uruguai.
O time uruguaio que conquistou uma classificação inédita para as quartas de final do torneio terá que se superar coletivamente para fazer jogos duros contra Franca. Os jogos do time uruguaio contra o Flamengo na primeira fase mostrou que o nível do basquete brasileiro nesse momento está muito acima do que os clubes uruguaios estão jogando.
Franca por ter a melhor campanha terá a oportunidade de jogar dois jogos em casa nessa série contra o Penarol.
Quartas de final da Champions League Américas – início de março – melhor de 3 jogos
Flamengo x UDEC
Libertadores de Queretaro x Minas
Quimsa x Real Esteli
Franca x Peñarol
Final Four – jogos eliminatórios – início de abril – sede indefinida
Semifinal
Vencedor de Flamento e UDEC x Vencedor de Libertadores de Queretaro e Minas
Vencedor de Quimsa e Real Esteli x Vencedor de Franca e Peñarol
Final
Garrafão Rubro-negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais, casuais e par de ingressos para jogos do NBB, Copa Super 8 e Champions League Américas durante a temporada.
Apoia-se – apoia.se/garrafaorn
Pic Pay – @GarrafaoRN