Com Emanuel Fernandes como MVP, Flamengo faz boa campanha no Brasileiro Sub-19

A base do basquete vivia a expectativa de como poderia ser o rendimento da equipe Sub-19 na fase final do Brasileiro da categoria na última semana no ginásio do Tijuca Tênis Clube. O elenco não somente superou a expectativa ainda mais comparado aos adversários paulistas que possuem um Estadual muito superior tecnicamente como também conseguiu apresentar um bom coletivo principalmente tendo o jogo baseado no trio formado por Matheus Leoni, Emanuel Fernandes e o argentino Esteban Caffaro.

O ala-pivô Emanuel Fernandes que acabou sendo eleito o MVP da competição da base e terminou com a média de 18,2 pontos e 12, 8 rebotes por jogo.

Flamengo com uma derrota “amarga” na fase de grupos durante a fase final

O Flamengo integrou o grupo A na fase de grupos da fase final da competição que foi realizada no ginásio do Tijuca Tênis Clube. O time rubro-negro teve vitórias tranquilas diante do CETAF(ES) por 94 a 45. Caio Brandão e Matheus Leoni foram os destaques da equipe da Gávea nessa partida. No segundo jogo dessa etapa foi a vez do clássico carioca e mais uma vitória contra o Botafogo 94 a 53. Matheus Leoni e Emanuel Fernandes se destacaram pelo rubro-negro.

No jogo mais aguardado da fase de grupos, o Flamengo enfrentou o Paulistano e acabou saindo derrotado por 63 a 51. Numa noite marcada pela eficiência do jovem Atauri pela equipe paulista e mesmo com a excelente atuação de Emanuel Fernandes com 19 pontos e 20 rebotes, o Flamengo acabou com o revés no jogo.

A fase eliminatória comprovou um Flamengo mais maduro coletivamente e bem competitivo

Nas quartas de final, o Flamengo teve o Palmeiras que tem uma das melhores bases de basquete no país e conseguiu mostrar toda a sua qualidade coletiva em quadra. Com um jogo consistente em todos os quartos e tendo uma boa leitura nos minutos finais do jogo, o Flamengo venceu o jogo por 102 a 94 e se garantiu na semifinal da competição. Emanuel Fernandes com 21 pontos e 13 rebotes foi o destaque do Flamengo. Matheus Leoni e o argentino Esteban Caffaro marcaram 19 pontos cada um nesse grande jogo.

E quis o destino que o Flamengo reencontrasse o Paulistano na semifinal e o capitulo final dessa história foi diferente dessa vez. Com muito respeito ao atual campeão do torneio, o Flamengo conseguiu impor seu melhor jogo nos momentos cruciais do jogo e não se desesperou quando o time paulista vivia um bom momento em quadra. Com uma atuação madura no último quarto, o Flamengo soube administrar a sua liderança, derrubou o atual campeão e venceu a partida por 74 a 65. Emanuel Fernandes com 26 pontos e 12 rebotes foi o cestinha do jogo. Lucas Brandão com 15 pontos foi outro destaque do time da Gávea.

Na grande final, o Flamengo reencontrou o Pinheiros que teve a oportunidade de enfrentar boa parte desse time durante a LDB recentemente. Na LDB, o time rubro-negro fez história ao derrubar uma grande invencibilidade da equipe paulista no torneio. No Brasileiro Sub-19, os dois times prometiam uma final bastante equilibrada e ela acabou se cumprindo em quadra. Com várias alternâncias no placar em todo o jogo, o Pinheiros soube ter a frieza nos lances livres com o Tiago Faria para vencer o jogo por 71 a 68. Emanuel Fernandes foi o destaque do Flamengo com 19 pontos e 11 rebotes. Matheus Leoni terminou o jogo com 18 pontos e 9 assistências.

O saldo da campanha do Flamengo Sub-19 comandado pelo técnico Cristiano Medeiros no Brasileiro Sub-19 acaba sendo positivo. O time rubro-negro sabe da disparidade do Estadual da categoria comparado ao que ocorre nos jogos do Paulista. E mesmo com essa diferença técnica e física, o time rubro-negro se superou, cada um buscando se desdobrar e ajudar seu companheiro da melhor forma para alcançar esse segundo lugar na classificação geral.

E fica agora a pergunta se alguns desses jovens terá espaço ou minutagem na equipe adulta nos jogos dessa temporada. Alguns deles estão pedindo passagem e essa oportunidade até maior como Emanuel Fernandes e Matheus Leoni.

O Garrafão Rubro-negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais, casuais e par de ingressos durante a temporada.
Apoia-se – apoia.se/garrafaorn
Pic Pay – @GarrafaoRN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.