Análise –  O desempenho rubro-negro nesse começo de disputa do NBB

O Flamengo segue no seu objetivo traçado antes da temporada e está entre os primeiros colocados na classificação do NBB novamente e lutando pela liderança. A perda da invencibilidade acabaria ocorrendo em algum momento e acabou sendo diante do Paulistano na última quinta-feira.  E o time demonstrou que ainda possui falhas desse começo de temporada, mas também numa análise mais ampla da participação no torneio se tem como pontuar também algumas virtudes do jogo da equipe.

O Garrafão Rubro-Negro faz uma análise sobre o desempenho do Flamengo até esse momento de disputa do NBB dessa temporada.

Campanha – 7 jogos – 6 vitórias e 1 derrota

Ataque – 90,4 pontos por jogo

Defesa – 73,4 pontos sofridos por jogo

Comparativo do desempenho do ataque e da defesa dessa temporada para a anterior

Na temporada passada que ganhou tudo, o Flamengo no NBB durante a fase de classificação teve o aproveitamento de 89,9 pontos realizados e 72,7 pontos sofridos por jogo. O que chama mais a atenção são a quantidade de erros. Na atual temporada, o time rubro-negro comete a média de 16,7 erros por partida, já na fase de classificação do NBB passado a média ficou 12,6 por jogo.  Erros a mais acaba permitindo que o adversário tenha mais uma chance de castigar a defesa do Flamengo em quadra e dependendo do aproveitamento no dia, isso pode acabar sendo fatal ou deixar o jogo que poderia ser mais fácil e equilibrado.

Rebotes defensivos falhando em certos períodos e isso permitindo um equilíbrio maior nos últimos jogos

Quando o Flamengo enfrentou o Corinthians e o Paulistano na última semana deu pra notar o volume de rebotes ofensivos conquistados pelas duas equipes nos quartos iniciais e esse rebote acabou sendo convertido em pontos. Na média, o Flamengo é a equipe do NBB que menos cede rebotes para seus adversários na competição – 32,0 rebotes por jogo. Mas fica o alerta quando o time rubro-negro tiver adversários com uma qualidade ofensiva maior como adversário.

Rebotes ofensivos contra o Flamengo na última semana

Corinthians – 13 rebotes

Paulistano – 13 rebotes

O Flamengo continua sendo uma das equipes mais solidárias dentro do NBB

Na temporada passada, o Flamengo teve a média de 20,6 assistências por partida e foi o líder em geral nesse fundamento em toda a fase de classificação do NBB. Já nessa atual temporada, o Flamengo tem a média de 19,8 assistências por partida, segundo no geral, perdendo apenas nesse quesito para a equipe de Franca.

Yago Mateus bem sobrecarregado na armação da equipe nesse inicio de NBB

O papel de protagonista dentro do elenco e a frieza de saber decidir o melhor arremesso levou o armador Yago Mateus aumentar a sua média de minutos em quadra com a camisa do Flamengo nessa temporada – no NBB passado Yago ficava em quadra em torno de 26 minutos. Ele tem atuado em média de 29 minutos por jogo, sendo que no último jogo contra o Paulistano, o armador ficou em quadra por 37 minutos.

O Flamengo aguarda o retorno do armador argentino Franco Balbi que deve ocorrer nos primeiros jogos de dezembro. Seu compatriota Fabian Sahdi tem sentido a falta de entrosamento ainda ao sistema proposto pela equipe e tem cometido falhas nos últimos jogos – lembrando que Sahdi tem contrato de 3 meses com o Flamengo.

Tanto Franco Balbi e Luke Martinez voltarão a jogar pelo Flamengo no início de dezembro.

A falta de um equilíbrio ainda maior com as jogadas no garrafão rubro-negro

Tendo em vista sempre as partidas mais recentes, o que pode se notar ainda que a falta de entrosamento desse inicio de temporada tem custado uma variação tática que pode se apresentar maior durante o decorrer da competição, principalmente nas jogadas dentro do garrafão rubro-negro. Contra o Corinthians, os pivôs de oficio da equipe marcaram apenas 2 pontos.

Já contra o Paulistano, o número foi um pouco melhor, 8 pontos ao todo, sendo 6 desses pontos marcados por arremessos de três pontos e apenas 2 deles dentro da área pintada.

Pela variação tática e pela escalação inicial dos jogos, na nossa análise estamos colocando o Rafael Mineiro mais na posição de ala e ala-pivô do que na posição de pivô nesse momento da temporada.

Destaques individuais do Flamengo até o momento no NBB

Pontos – Brandon Robinson com 15,5 por jogo

Rebotes – Olivinha com 7,1 por jogo

Assistências – Yago com 6,7 por jogo

Eficiência – Yago com 20,1

Próximo jogo do Flamengo no NBB

Sábado – dia 20

Flamengo x Minas, às 16:10, no ginásio do Maracanãzinho. Transmissão da TV Cultura e da FLA TV.

O Garrafão Rubro-negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais, casuais e par de ingressos durante a temporada.

Apoia-se – apoia.se/garrafaorn

Pic Pay – @GarrafaoRN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.