Rodrigo Galego fala dos erros na primeira etapa da LDB e a expectativa para os jogos pela competição na Gávea

Quando você passa a vestir a camisa do Flamengo, independente da categoria, sempre vai passar a existir a cobranças por resultados e títulos. Na base do basquete do Flamengo, a cobrança não seria diferente. O elenco Sub-22 não fez uma boa primeira etapa da LDB e entrará pressionado a partir de hoje na segunda etapa da competição que irá ocorrer na Gávea. O Garrafão Rubro-Negro conversou com o treinador Rodrigo Galego que falou sobre os erros do time na primeira etapa e fez uma projeção do que poderá ocorrer nos jogos do time atuando em casa.

O Flamengo para avançar a fase final da LDB terá que vencer todos os jogos da segunda etapa em casa. Se perder um jogo, terá que torcer por 3 derrotas do Cerrado Basquete nessa segunda etapa, a equipe brasiliense irá atuar no ginásio do Pinheiros.

Entrevista – Rodrigo Galego

Primeiramente, Rodrigo Galego a campanha e o rendimento da equipe na primeira etapa na LDB foi dentro da expectativa da comissão técnica? O desempenho ofensivo comparado ao desempenho defensivo é o que mais te preocupa?

Obviamente o rendimento da equipe não esteve próximo do esperado. É sempre muito importante quando você vai falar de problemas pessoais, ressaltar que as derrotas tiveram uma equipe vencedora do outro lado que fez por onde para vencer aquela partida, porém, tivemos uma série de dificuldades extra quadra nesta primeira etapa e tivemos uma série de decisões não tão boas tanto da parte ofensiva, quanto da parte defensiva, e da minha parte na direção da equipe, o que foi de alguma forma minando a confiança do time durante as partidas. Alinhamos isso internamente após a etapa e estamos trabalhando para sanar essas dificuldades iniciais que tivemos.

Você particularmente não gosta de falar de jogador individualmente. Mas os jogos da equipe em São Paulo deram para perceber uma certa inconstância na armação da equipe e muito se deve à ausência do armador Matheusinho que acabou testando positivo para a Covid-19. Daria pra dimensionar o peso da ausência do Matheusinho nesses primeiros jogos seja pela sua leitura de jogo e poder de finalização

Matheusinho foi um dos casos que tivemos que nos prejudicou na trajetória. O Matheus testou positivo no último teste realizado 24 horas antes da etapa, tirando ele de toda a fase. Após chegarmos ao Rio, tivemos de fazer uma quarentena de dez dias para tentar limpar qualquer risco de propagação. Acredito que este problema macro tenha atrapalhado mais. É claro que o Matheus faz falta na nossa equipe, mas o conjunto da obra nos atrapalhou de forma mais abrangente. Logo após a não participação do Matheus, o Cris, seu substituto imediato na posição, fraturou o pé e fomos trabalhando internamente na base da superação. Apesar de termos tido derrotas ruins, os atletas tentaram se superar, se unir e superar as dificuldades juntos, o que nos manteve ainda vivos na competição. Portanto, acredito que daqui pra frente tenhamos um outro tipo de postura e atitude diante do campeonato.

Número elevado de erros na primeira etapa e um aproveitamento baixo nas segundas oportunidade no ataque após ter um bom volume ofensivo, o jogo contra Mogi das Cruzes foi uma prova disso. Reduzir a quantidade de erros e ter um aproveitamento melhor após o volume de rebotes, você acredita que são as principais correções que o time precisa fazer na etapa no Rio de Janeiro?

A equipe jogou sem um padrão específico, tanto ofensivo quanto defensivo. Acredito que isso tenha sido a grande dificuldade nesta etapa. Estamos trabalhando focados em definir melhor as funções de cada um e ter um jogo mais sólido.

Um dos assuntos que chamaram a atenção na primeira etapa foi a forma que o Pinheiros venceu seus jogos, inclusive contra o Flamengo. O Pinheiros de fato é um time que está muito acima dos demais ou dá para acreditar que o Flamengo com todos os jogadores á disposição tem reais condições de fazer frente a equipe paulista?

Difícil comentar sobre uma outra equipe que não seja a qual estou trabalhando. O Pinheiros está fazendo o trabalho deles, e nós o nosso. Cada um tentando dar o seu melhor. Uma competição é feita de etapas, fases para que as equipes tenham que vencer até conquistar o título. Não há campeão por antecipação. Portanto, enquanto tivermos condições, lutaremos por avançar de fase e, consequentemente, buscar o título. Só após a final é que dá pra declarar um campeão. Não antes.

Para encerrar, Galego o quanto a equipe pode crescer taticamente e tecnicamente com a presença do Matheus Leoni e do Esteban Caffaro a partir da segunda etapa da LDB no final desse mês no Rio de Janeiro?

Certamente o Matheus Leoni irá somar à equipe. É um jogador que, apesar de ter chegado há pouco tempo, está muito disposto a ajudar o time. Tanto taticamente, quanto tecnicamente, será um atleta a mais para nossa rotação que certamente nos ajudará na missão que teremos a partir do dia 30 de conquistarmos a vaga para a etapa final.

*Esteban Caffaro teve problemas de burocracia na regularização da sua documentação e só estará disponível caso o time rubro-negro passe para a fase final da LDB no final do mês.

Tabela de jogos da segunda etapa da LDB 2021 – Todos os jogos na Gávea

Segunda – dia 30 – Flamengo x Brasília, às 19:45. Transmissão da Fla TV

Terça – dia 31 – Praia Clube x Flamengo, às 19:45. Transmissão da Fla TV

Quarta – dia 1 – Flamengo x Unifacisa, às 17:30

Sexta – dia 3 – Flamengo x Minas, às 19:45. Transmissão da Fla TV

Sábado – dia 4 – Basquete Cearense x Flamengo, às 19:45. Transmissão da Fla TV

Todos os jogos terão tempo real do Garrafão Rubro-Negro nas suas redes sociais.

O Garrafão Rubro-negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais e casuais durante a temporada.

Apoia-se – apoia.se/garrafaorn

Pic Pay – @GarrafaoRN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.