Champions League Américas – Boca Juniors, Flamengo e São Paulo despontam como favoritos ao título

A nova edição da Champions League Américas terá seu inicio no dia 10 de dezembro e a expectativa já é grande pelos jogos que prometem ser mais uma vez equilibrados. Flamengo e Quimsa(Argentina) querem o bicampeonato da competição. O Garrafão Rubro-Negro através desse conteúdo especial pontua as informações iniciais da BCLA dessa temporada, os times que despontam como favoritos, os times que podem surpreender e uma surpresa colombiana que pode finalmente ter o seu protagonismo no torneio.

Boca Juniors, Flamengo e São Paulo – a experiência internacional coloca os três times em outro patamar na BCLA

Depois de algumas temporadas tendo um papel de coadjuvante dentro do basquete argentino, o Boca Juniors podemos afirmar que montou um plantel capaz de surpreender e fazer um excelente papel dentro da Champions League Américas. E esse plantel tendo como base a experiencia de jogadores argentinos em competições organizadas pela FIBA nos últimos 10 anos e entre esses podemos destacar – Adrian Boccia, Emanuel Buendia, Leandro Vildoza, Lionel Schattmann.

E o time argentino terá dois jogadores que o torcedor do Flamengo conhecem bem – David Nesbitt e Eloy Vargas. Além deles dois, vale lembrar que o atual técnico do Boca Juniors é o argentino Gonzalo Garcia, que também já foi treinador do time rubro-negro por uma temporada.

Flamengo e São Paulo tem no papel hoje quintetos titulares que são capazes de fazer frente a qualquer equipe dentro da Champions League Américas. Por ser o inicio de temporada podemos arriscar um esboço real de como seriam o quinteto titular de cada uma dessas equipes. O Flamengo com Yago, Dar Tucker, Brandon Robinson, Olivinha e Rafael Mineiro. Tendo as opções de Franco Balbi, Luke Martinez, Túlio da Silva, Faverani e JP Batista no banco de reservas.

Já o São Paulo com o quinteto com Elinho, Bennett, Marquinhos, Caboclo e Tyrone. Tendo Shamell,Isaac, Ware e Henrique Coelho como boas opções saindo do banco.

Ou seja, são dois elencos que são equilibrados no papel e o diferencial na temporada serão os ajustes, o técnico que souber desequilibrar nesse sentido no decorrer dos jogos, colocará o seu time um degrau acima.

Quimsa e Real Esteli – elencos muito modificados, mas com potencial ainda de surpreender na Champions League

Quimsa que fez história dentro da Liga Argentina recentemente e foi o campeão da primeira edição da Champions League Américas vive um momento diferente nesse momento. Tempo de reconstrução de um elenco e a criação novamente de uma identidade vencedora. O time perdeu seu principal destaque internacional para o Flamengo, mas conseguiu manter importantes jogadores nacionais no plantel como Mauro Cosolito e Ivan Gramajo. Trouxe de volta os jogadores Juan Brussino e Chuzito Gonzalez. Além da contratação do sempre regular e eficiente Sebastian Acevedo.

O Quimsa no papel pode parecer mais fraco comparado a outras temporadas, mas foi montado novamente a dedo pelo técnico Sebastian Gonzalez que sabe armar como poucos uma equipe bem competitiva taticamente em quadra.

O Real Esteli, da Nicáragua, que perdeu para o Flamengo na final da última edição da BCLA também é outro time que teve baixas importantes no papel, principalmente do armador Jezreel De Jesus, e realizou a contratações de novos jogadores norte-americanos desconhecidos pelo grande público, mas acreditando que poderão crescer coletivamente como equipe e repetir a campanha do último elenco que fez história. O time seguirá sendo comandado por David Rosário e teremos mais uma vez um sistema de jogo que lembrará Porto Rico em quadra.

Titanes de Barranquila –  a surpresa que quer finalmente chegar um pouco mais longe na competição internacional

Será a segunda participação da ainda jovem equipe colombiana na Champions League Américas. Na primeira participação, o time colombiano viveu uma tremenda gangorra na sua intensidade de jogo e acabou sendo eliminada ainda na fase de grupos, mas passando toda a impressão que teria o potencial para ir ainda mais longe no torneio.

Nessa temporada, o Titanes de Barranquilla manteve no seu plantel o argentino Selem Safar apontado como MVP das últimas edições da Liga Colombiana e mudou o grau de competitividade da equipe em quadra. E também trouxe o experiente pivô Ernesto Oglivie, além de ter bons jogadores jovens colombianos e com potencial de ajudar na rotação durante o torneio internacional. É um time que valerá a pena ficar de olho.

Champions League Américas 2021/2022

Inicio – 10 de dezembro

12 times – 4 grupos com 3 times cada

Os grupos serão divulgados em breve

Grupo A – A1, A2 e A3

Grupo B – B1, B2 e B3

Grupo C – C1, C2 e C3

Grupo D – D1, D2 e D3

Todos contra todos no mesmo grupo, cada time terá oportunidade de jogar na sua casa durante a fase de classificação.

Fase Final

Os dois melhores de cada grupo irão passar para a fase final. Quartas de final, semifinal e a final em jogo único. Confrontos definidos das quartas de final e chaveamento do restante da competição feito por sorteio.

Todos os jogos em sede única. Final da Champions League Américas prevista para o dia 10 de março de 2022.

Participantes já definidos da Champions League Américas

Flamengo

São Paulo

Minas Tênis

Quimsa – Argentina

Boca Juniors – Argentina

Obras Basket – Argentina

Biguá – Uruguai

Nacional – Uruguai

Real Esteli – Nicarágua

Titanes de Barranquilla – Colômbia

Vagas a serem definidas

Las Animas ou Valdivia – Chile

Última vaga sendo definida para um time do Panamá ou da Venezuela. Existe uma remota chance ainda dessa vaga acabar ficando com o Sesi Franca.

O Garrafão Rubro-negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais e casuais durante a temporada.

Apoia-se – apoia.se/garrafaorn

Pic Pay – @GarrafaoRN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.