De um lado, o clube com maior número de títulos brasileiros no basquete no século 21 e o atual campeão das Américas. Do outro lado, uma tradicional instituição de educação do Nordeste brasileiro que nos últimos anos resolveu associar educação e esporte, passando a investir no basquete e com participação nas últimas edições do NBB. Flamengo e Unifacisa se uniram em busca de iniciativas que pudessem valorizar o esporte da bola laranja e principalmente preocupados com o futuro da modalidade no que se refere a dar oportunidade aos jovens de buscarem sua evolução em quadra.
O Garrafão Rubro-negro apresenta alguns detalhes dessa parceria entre Flamengo e Unifacisa.
O que o acordo entre os clubes prevê nesse primeiro momento e a longo prazo:
– Flamengo irá atuar na LDB dessa temporada com seu elenco Sub-22 e a Unifacisa será representada por jogadores do elenco Sub-17 e Sub-19 da equipe rubro-negra e toda a comissão técnica da equipe na competição também terá profissionais do Flamengo.
– Tantos jogadores e membros da comissão técnica do Flamengo que irão representar a Unifacisa na LDB não irão treinar em Campina Grande, na Paraíba. Toda a preparação da equipe seguirá no Rio de Janeiro.
– Sobre a questão do uniforme da Unifacisa na LDB, os dois clubes ainda acertam os detalhes sobre como será ele e o que constará nele em razão da parceria que será firmada entre as partes.
– Os dois clubes pretendem elaborar um projeto na busca da montagem de uma equipe de basquete feminino que seja forte – a se destacar que essa iniciativa é de curto a médio prazo. Em razão do momento ainda de pandemia não tem como cravar quando essa parte do acordo sairá de fato do papel.
– A parceria não deve ficar restrita somente ao basquete. Os clubes estudam a possibilidade de escolinhas de futebol do Flamengo na Unifacisa e podendo com isso abrir uma porta para que jovens de Campina Grande e de toda a Paraíba tenham a oportunidade de se desenvolver no esporte e quem sabe ser observado mais de perto pelo Flamengo – iniciativa de médio a longo prazo.
– Algo ligado também ao vôlei também é analisado pelos clubes.
-O contrato entre Flamengo e Unifacisa deve ser assinado na próxima sexta-feira.
Unifacisa agradece o reconhecimento e a confiança do Flamengo
A diretoria da Unifacisa internamente reconhece e afirma que essa parceria os dois clubes só tendem a ganhar esportivamente. O time paraibano agradece a confiança do Flamengo e sua diretoria atual e anterior como um todo que sempre acreditaram no projeto, tanto que aceitou ser o adversário da equipe na inauguração da Arena Unifacisa, em 2017. Um evento que entrou para a história da Unifacisa e para o fã de basquete que teve a oportunidade de estar presente no ginásio jamais sairá da sua memória.

Flamengo e Unifacisa já estavam juntos também na elaboração do protocolo da Covid-19 no NBB
Quando olhamos o que foi o NBB passado é fato que devemos no portar e lembrar o que foi feito no trabalho extra quadra na elaboração do protocolo da Covid-19 que possibilitou que o torneio tivesse seu início, meio e fim, com um campeão de fato em quadra. E esse protocolo foi elaborado por uma equipe multidisciplinar e vale destacar a participação fundamental de dois nomes ligados a medicina e que fizeram parte desse grupo – Claudio Cardone, médico do basquete do Flamengo e com uma longa trajetória de credibilidade e integridade junto aos atletas do clube, e Diego Gadelha, também médico e grande mentor e idealizador do projeto da Unifacisa dentro do basquete e se hoje a Unifacisa virou referência dentro do basquete, muito se deve ao esforço do Diego Gadelha.
Quem serão os técnicos do Flamengo e da Unifacisa na LDB dessa temporada
Rodrigo Galego – Flamengo
Com retrospecto já grande no comando da equipe rubro-negra na LDB e um dos nomes de confiança da comissão técnica da equipe profissional, Rodrigo Galego seguirá como comandante da equipe rubro-negra na competição Sub-22 da base. O treinador vive a expectativa de recolocar o time no topo do pódio em mais uma competição nacional da base. Basta lembrar que ele já foi campeão brasileiro na base em duas oportunidades pelo clube da Gávea e em dois torneios que foram organizados pela CBB. Uma da finais obteve vitória contra o Palmeiras, no ginásio do Tijuca, e contra o Pinheiros, em final que foi realizada no ginásio do Praia Clube, em Uberlândia.

Mauro Macedo – Unifacisa
São apenas dois anos de clube somente, mas o respeito que Mauro Macedo já adquiriu seja pelos demais técnicos da base do Flamengo e pelos próprios jovens jogadores é gigantesco. Um dos profissionais mais respeitados e elogiados dentro da base carioca nos últimos anos, o treinador terá esse grande desafio de comandar a Unifacisa nessa competição nacional da categoria Sub-22 e na qual terá a experiência de ver seus jogadores vivendo essa oportunidade de amadurecer e aprender com as vitórias e derrotas dessa competição que já possibilitou revelar tantos jogadores de qualidade para o basquete profissional.
A Unifacisa pode ter a tranquilidade de saber que a equipe será comandada de fato por um grande e jovem profissional nessa primeira competição através da parceria com o Flamengo.

Jovens jogadores do Flamengo na LDB dessa atual temporada
É prematuro afirmar de fato quais serão todos os jogadores do elenco do Flamengo e da Unifacisa nessa competição. A primeira lição que fica sobre isso é que o torneio antes de tudo será uma oportunidade de amadurecimento para cada jogador que entrará em quadra, seja pelo aspecto pessoal e profissional. Um torneio com esse peso dentro do cenário nacional claro que requer mais responsabilidade, foco e determinação na busca do objetivo traçado. Mas também vale pontuar que ainda é um torneio de base, na qual derrotas ou desempenhos individuais podem e devem ocorrer e isso só trará um amadurecimento e aprendizado para todos os envolvidos.
A LDB começa a partir da terceira semana de julho e dias antes do torneio, o Garrafão Rubro-Negro deverá divulgar a lista das duas equipes.
Amistosos entre Flamengo e Unifacisa antes do NBB da próxima temporada
Ainda é um assunto embrionário entre os dois clubes, mas é bem possível que Flamengo e Unifacisa acabem se enfrentando antes do NBB da próxima temporada, visando dar um ritmo de jogo maior para as duas equipes. O local desses amistosos segue em aberto.
Para finalizar, o Garrafão Rubro-Negro parabeniza os dois clubes pela iniciativa dessa parceria, o basquete brasileiro só dará um passo a frente a partir do momento que estruturas sólidas como tem esses dois clubes passarem de fato a firmar parcerias como essas, claro que cada clube tem suas prioridades e objetivos em uma temporada, mas quando existe essa união em prol do desenvolvimento da modalidade é sempre algo fantástico e que merece nesse momento todos os elogios.