Flamengo e Unifacisa selam parceria na busca da valorização do basquete como um todo

De um lado, o clube com maior número de títulos brasileiros no basquete no século 21 e o atual campeão das Américas. Do outro lado, uma tradicional instituição de educação do Nordeste brasileiro que nos últimos anos resolveu associar educação e esporte, passando a investir no basquete e com participação nas últimas edições do NBB. Flamengo e Unifacisa se uniram em busca de iniciativas que pudessem valorizar o esporte da bola laranja e principalmente preocupados com o futuro da modalidade no que se refere a dar oportunidade aos jovens de buscarem sua evolução em quadra.

O Garrafão Rubro-negro apresenta alguns detalhes dessa parceria entre Flamengo e Unifacisa.

O que o acordo entre os clubes prevê nesse primeiro momento e a longo prazo:

– Flamengo irá atuar na LDB dessa temporada com seu elenco Sub-22 e a Unifacisa será representada por jogadores do elenco Sub-17 e Sub-19 da equipe rubro-negra e toda a comissão técnica da equipe na competição também terá profissionais do Flamengo.

–  Tantos jogadores e membros da comissão técnica do Flamengo que irão representar a Unifacisa na LDB não irão treinar em Campina Grande, na Paraíba. Toda a preparação da equipe seguirá no Rio de Janeiro.

– Sobre a questão do uniforme da Unifacisa na LDB, os dois clubes ainda acertam os detalhes sobre como será ele e o que constará nele em razão da parceria que será firmada entre as partes.

– Os dois clubes pretendem elaborar um projeto na busca da montagem de uma equipe de basquete feminino que seja forte – a se destacar que essa iniciativa é de curto a médio prazo. Em razão do momento ainda de pandemia não tem como cravar quando essa parte do acordo sairá de fato do papel.

– A parceria não deve ficar restrita somente ao basquete. Os clubes estudam a possibilidade de escolinhas de futebol do Flamengo na Unifacisa e podendo com isso abrir uma porta para que jovens de Campina Grande e de toda a Paraíba tenham a oportunidade de se desenvolver no esporte e quem sabe ser observado mais de perto pelo Flamengo – iniciativa de médio a longo prazo.

– Algo ligado também ao vôlei também é analisado pelos clubes.

-O contrato entre Flamengo e Unifacisa deve ser assinado na próxima sexta-feira.

Unifacisa agradece o reconhecimento e a confiança do Flamengo

A diretoria da Unifacisa internamente reconhece e afirma que essa parceria os dois clubes só tendem a ganhar esportivamente. O time paraibano agradece a confiança do Flamengo e sua diretoria atual e anterior como um todo que sempre acreditaram no projeto, tanto que aceitou ser o adversário da equipe na inauguração da Arena Unifacisa, em 2017. Um evento que entrou para a história da Unifacisa e para o fã de basquete que teve a oportunidade de estar presente no ginásio jamais sairá da sua memória.

A festa da inauguração da Arena Unifacisa em 2017

Flamengo e Unifacisa já estavam juntos também na elaboração do protocolo da Covid-19 no NBB

Quando olhamos o que foi o NBB passado é fato que devemos no portar e lembrar o que foi feito no trabalho extra quadra na elaboração do protocolo da Covid-19 que possibilitou que o torneio tivesse seu início, meio e fim, com um campeão de fato em quadra. E esse protocolo foi elaborado por uma equipe multidisciplinar e vale destacar a participação fundamental de dois nomes ligados a medicina e que fizeram parte desse grupo –  Claudio Cardone, médico do basquete do Flamengo e com uma longa trajetória de credibilidade e integridade junto aos atletas do clube,  e Diego Gadelha, também médico e grande mentor e idealizador do projeto da Unifacisa dentro do basquete e se hoje a Unifacisa virou referência dentro do basquete, muito se deve ao esforço do Diego Gadelha.

Quem serão os técnicos do Flamengo e da Unifacisa na LDB dessa temporada

Rodrigo Galego – Flamengo

Com retrospecto já grande no comando da equipe rubro-negra na LDB e um dos nomes de confiança da comissão técnica da equipe profissional, Rodrigo Galego seguirá como comandante da equipe rubro-negra na competição Sub-22 da base. O treinador vive a expectativa de recolocar o time no topo do pódio em mais uma competição nacional da base. Basta lembrar que ele já foi campeão brasileiro na base em duas oportunidades pelo clube da Gávea e em dois torneios que foram organizados pela CBB. Uma da finais obteve vitória contra o Palmeiras, no ginásio do Tijuca, e contra o Pinheiros, em final que foi realizada no ginásio do Praia Clube, em Uberlândia.

Rodrigo Galego ao lado do técnico Gustavo De Conti após a conquista do último NBB.

Mauro Macedo – Unifacisa

São apenas dois anos de clube somente, mas o respeito que Mauro Macedo já adquiriu seja pelos demais técnicos da base do Flamengo e pelos próprios jovens jogadores é gigantesco. Um dos profissionais mais respeitados e elogiados dentro da base carioca nos últimos anos, o treinador terá esse grande desafio de comandar a Unifacisa nessa competição nacional da categoria Sub-22 e na qual terá a experiência de ver seus jogadores vivendo essa oportunidade de amadurecer e aprender com as vitórias e derrotas dessa competição que já possibilitou revelar tantos jogadores de qualidade para o basquete profissional.

A Unifacisa pode ter a tranquilidade de saber que a equipe será comandada de fato por um grande e jovem profissional nessa primeira competição através da parceria com o Flamengo.

Mauro Macedo e o desafio de comandar a Unifacisa na LDB dessa temporada.

Jovens jogadores do Flamengo na LDB dessa atual temporada

É prematuro afirmar de fato quais serão todos os jogadores do elenco do Flamengo e da Unifacisa nessa competição. A primeira lição que fica sobre isso é que o torneio antes de tudo será uma oportunidade de amadurecimento para cada jogador que entrará em quadra, seja pelo aspecto pessoal e profissional. Um torneio com esse peso dentro do cenário nacional claro que requer mais responsabilidade, foco e determinação na busca do objetivo traçado. Mas também vale pontuar que ainda é um torneio de base, na qual derrotas ou desempenhos individuais podem e devem ocorrer e isso só trará um amadurecimento e aprendizado para todos os envolvidos.

A LDB começa a partir da terceira semana de julho e dias antes do torneio, o Garrafão Rubro-Negro deverá divulgar a lista das duas equipes.

Amistosos entre Flamengo e Unifacisa antes do NBB da próxima temporada

Ainda é um assunto embrionário entre os dois clubes, mas é bem possível que Flamengo e Unifacisa acabem se enfrentando antes do NBB da próxima temporada, visando dar um ritmo de jogo maior para as duas equipes. O local desses amistosos segue em aberto.

Para finalizar, o Garrafão Rubro-Negro parabeniza os dois clubes pela iniciativa dessa parceria, o basquete brasileiro só dará um passo a frente a partir do momento que estruturas sólidas como tem esses dois clubes passarem de fato a firmar parcerias como essas, claro que cada clube tem suas prioridades e objetivos em uma temporada, mas quando existe essa união em prol do desenvolvimento da modalidade é sempre algo fantástico e que merece nesse momento todos os elogios.

Assine o GARRAFÃO RUBRO-NEGRO, a partir de 10 reais no Pic Pay ou no Apoia-se (https://apoia.se/garrafaorn). Receba conteúdos exclusivos sobre o basquete do Flamengo e concorra a uma camisa oficial e casual no final de cada temporada. Esse trabalho jornalístico independente que nasceu em 2011 conta com você, se torne assinante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.