Toda equipe competitiva que se preze sempre tem que contar no seu elenco com alas que acabem por contribuir de forma efetiva seja pelo aspecto ofensivo ou pelo aspecto defensivo. O Flamengo contou com a regularidade de um ala no aspecto ofensivo e de outro ala que soube crescer de produção em vários jogos importantes durante da temporada. O Garrafão Rubro-Negro destaca na série “História em quadra” a importância dos alas Jhonatan Luz e Marquinhos na campanha inesquecível do Flamengo, o campeão de tudo.
Jhonatan Luz – participação no Estadual, Copa Super 8, Champions League Américas e NBB
Um dos nomes de confiança do treinador Gustavo de Conti, o ala Jhonatan Luz teve uma temporada sendo atrapalhada em parte pela contaminação da Covid-19, isso acabou afetando seu rendimento técnico e físico logo após se recuperar do coronavírus.
E o ano de 2021 poderíamos afirmar que foi um período de evolução e recuperação de Jhonatan Luz em sua principal caraterística como jogador – a defesa. A também salientar algumas bolas de três que foram importantes como na final da Champions League Américas contra o Real Esteli, como também esse arremesso se mostrou importante na rotação da equipe durante o playoff de todo o NBB que acabou tendo mais uma vez, o Flamengo como campeão.
A permanência de Jhonatan Luz no Flamengo na próxima temporada está indefinida. Existe o rumor forte que o ala teria interesse de Franca para a próxima temporada.
Marquinhos – participação no Estadual, Copa Super 8, Champions League Américas e NBB
Uma temporada que poderíamos afirma que poderia ser dividida em dois momentos para o ala Marquinhos. Uma até dezembro de 2020, na qual pelo impacto da Covid-19, não conseguiu mostrar todo o seu potencial técnico e viu seu estado físico ser prejudicado até a recuperação plena da doença. E a outra temporada de janeiro de 2021 até maio com o término do NBB, o ala mostrou que ainda é um dos melhores jogadores ainda em atividade nas Américas.
O ala não mostrou apenas uma regularidade em pontos em quadra durante o ano de 2021, mas também mostrou humildade e poder de liderança para orientar jovens como Yago Mateus e dar toda a oportunidade dos novos estrangeiros se sentirem à vontade em quadra como o mexicano Luke Martinez. O ala poderia ter tido uma postura de ego muito mais inflado, pensado somente em si, mas o que se viu de fato foi um jogador que soube com o sistema de jogo aplicado, se doar ainda mais em prol do coletivo da equipe.
Marquinhos voltou a ser o sonho de consumo do São Paulo para a próxima temporada. Mas o Flamengo ainda não desistiu de dar continuidade ao contrato de jogador na Gávea. A definição poderá ocorrer nos próximos dias.
Assine o GARRAFÃO RUBRO-NEGRO, a partir de 10 reais no Pic Pay ou no Apoia-se (https://apoia.se/garrafaorn). Receba conteúdos exclusivos sobre o basquete do Flamengo e concorra a uma camisa oficial e casual no final de cada temporada. Esse trabalho jornalístico independente que nasceu em 2011 conta com você, se torne assinante!