Quando o fã de basquete passa a analisar o desempenho dos clubes nos últimos anos dentro da Liga ACB, principal liga da Espanha e uma das mais fortes da Europa, é fator reconhecer o crescimento técnico e tático do projeto do San Pablo Burgos dentro da competição. Na temporada passada, o San Pablo Burgos foi eliminado na semifinal da competição espanhola e na atual temporada ocupa o sexto lugar na fase de classificação, já assegurado para o playoff que será realizado em breve. Ou seja, o adversário do Flamengo na Copa Intercontinental 2022, o Mundial, não se trata de um adversário qualquer e sim um time que vem se estruturando a cada ano e pode sim fazer frente aos principais times dentro da Europa.
O sucesso do San Pablo Burgos dentro de quadra também se deve a escolha certeira da sua diretoria em contratar jogadores que ajudaram a equipe a crescer de patamar. O Garrafão Rubro-Negro poderia destacar dois jogadores que fizeram isso virar realidade – o brasileiro Vitor Benite que se sagrou bicampeão da Champions League Europa pela equipe e campeão mundial também pelo San Pablo Burgos contra o Quimsa nesse ano de 2021 e outra peça importante é o cubano Jasiel Rivero que teve uma passagem de muito êxito dentro da Liga de Basquete da Argentina e teve seu basquete ainda mais aprimorado após sua chegada ao time de Burgos para a disputa da Liga ACB.
No último final de semana, o San Pablo Burgos comandado pelo treinador Juan Penarroya fez novamente história na Champions League Europa. No Final 8 da competição disputado em solo russo, o time espanhol venceu o Pinar Karsiyaka, da Turquia, por 64 a 59 e ficou com o bicampeonato. O bicampeonato que novamente veio a coroar o brasileiro Vitor Benite como MVP, mas também vale ressaltar a atuação de outros jogadores como Omar Cook, Juan Salvo e Dejan Kravic.
A divisão de forças entre Flamengo e San Pablo Burgos visando a disputa do Mundial
A pergunta que ficou por parte dos torcedores desde domingo e se o Flamengo atual poderia fazer frente ao time espanhol. A resposta seria positiva levando em consideração se o elenco rubro-negro tivesse os argentinos Franco Balbi e Chuzito Gonzalez para se somar a rotação que já se mostra muito competitiva dentro de quadra. Mas ai vale uma ressalva, o Mundial irá ocorrer em uma nova temporada e o desafio desde já da diretoria rubro-negra é como manter praticamente esse mesmo elenco para buscar o bicampeonato mundial em 2022.
O atual elenco tem profundidade, técnica e variação para fazer frente ao San Pablo Burgos, mas pode surgir o questionamento do torcedor se poderia ser valido um reforço pontual. Isso caberá a diretoria rubro-negra analisar com frieza e até tendo como base o que foi o planejamento do elenco que conquistou o Mundial na temporada 2014/2015. Na época teve um empenho e esforço grande para manter boa parte do elenco que conquistou a Liga das Américas e acabou sendo contratado apenas um reforço para a nova temporada – o argentino Walter Herrmann.
A FIBA e as possibilidades de formato para a disputa da Copa Intercontinental
Se o cenário da pandemia da Covid-19 tiver algum agravamento no final do ano, a FIBA deve realizar a manutenção do formato da Copa Intercontinental com apenas o campeão da Champions League Américas contra o campeão da Champions League Europa. Caso a pandemia se mostre equilibrada e reduzida em boa parte do mundo, a FIBA deverá realizar um formato mais amplo da competição e contando com clubes que se tornaram campeões dentro do continente Asiático, Africano e a Oceania e a possibilidade de ter um clube como convidado.
A sede ficaria entre Burgos, na Espanha, e Rio de Janeiro, no Brasil. A FIBA levará em consideração o momento sanitário dos país, seja no numero de casos da Covid-19, vacinação dos habitantes e a possibilidade real de ter um número mínimo de pessoas presentes dentro do ginásio na realização da competição.
O Garrafão Rubro-Negro estará ligado a cada semana e buscará trazer a todos as novidades que cercam a principal competição internacional de clubes do mundo. Em fevereiro de 2022, o Flamengo entrará em quadra na luta pelo bicampeonato.
Assine o GARRAFÃO RUBRO-NEGRO, a partir de 10 reais no Pic Pay ou no Apoia-se (https://apoia.se/garrafaorn). Receba conteúdos exclusivos sobre o basquete do Flamengo e concorra a uma camisa oficial e casual no final de cada temporada. Esse trabalho jornalístico independente que nasceu em 2011 conta com você, se torne assinante!