No radar rubro-negro no Mundial – San Pablo Burgos será o adversário europeu na luta pelo título da competição em 2022

Quando o fã de basquete passa a analisar o desempenho dos clubes nos últimos anos dentro da Liga ACB, principal liga da Espanha e uma das mais fortes da Europa, é fator reconhecer o crescimento técnico e tático do projeto do San Pablo Burgos dentro da competição.  Na temporada passada, o San Pablo Burgos foi eliminado na semifinal da competição espanhola e na atual temporada ocupa o sexto lugar na fase de classificação, já assegurado para o playoff que será realizado em breve. Ou seja, o adversário do Flamengo na Copa Intercontinental 2022, o Mundial, não se trata de um adversário qualquer e sim um time que vem se estruturando a cada ano e pode sim fazer frente aos principais times dentro da Europa.

O sucesso do San Pablo Burgos dentro de quadra também se deve a escolha certeira da sua diretoria em contratar jogadores que ajudaram a equipe a crescer de patamar. O Garrafão Rubro-Negro poderia destacar dois jogadores que fizeram isso virar realidade – o brasileiro Vitor Benite que se sagrou bicampeão da Champions League Europa pela equipe e campeão mundial também pelo San Pablo Burgos contra o Quimsa nesse ano de 2021 e outra peça importante é o cubano Jasiel Rivero que teve uma passagem de muito êxito dentro da Liga de Basquete da Argentina e teve seu basquete ainda mais aprimorado após sua chegada ao time de Burgos para a disputa da Liga ACB.

No último final de semana, o San Pablo Burgos comandado pelo treinador Juan Penarroya fez novamente história na Champions League Europa. No Final 8 da competição disputado em solo russo, o time espanhol venceu o Pinar Karsiyaka, da Turquia, por 64 a 59 e ficou com o bicampeonato. O bicampeonato que novamente veio a coroar o brasileiro Vitor Benite como MVP, mas também vale ressaltar a atuação de outros jogadores como Omar Cook, Juan Salvo e Dejan Kravic.

A divisão de forças entre Flamengo e San Pablo Burgos visando a disputa do Mundial

A pergunta que ficou por parte dos torcedores desde domingo e se o Flamengo atual poderia fazer frente ao time espanhol. A resposta seria positiva levando em consideração se o elenco rubro-negro tivesse os argentinos Franco Balbi e Chuzito Gonzalez para se somar a rotação que já se mostra muito competitiva dentro de quadra. Mas ai vale uma ressalva, o Mundial irá ocorrer em uma nova temporada e o desafio desde já da diretoria rubro-negra é como manter praticamente esse mesmo elenco para buscar o bicampeonato mundial em 2022.

O atual elenco tem profundidade, técnica e variação para fazer frente ao San Pablo Burgos, mas pode surgir o questionamento do torcedor se poderia ser valido um reforço pontual. Isso caberá a diretoria rubro-negra analisar com frieza e até tendo como base o que foi o planejamento do elenco que conquistou o Mundial na temporada 2014/2015. Na época teve um empenho e esforço grande para manter boa parte do elenco que conquistou a Liga das Américas e acabou sendo contratado apenas um reforço para a nova temporada – o argentino Walter Herrmann.

A FIBA e as possibilidades de formato para a disputa da Copa Intercontinental

Se o cenário da pandemia da Covid-19 tiver algum agravamento no final do ano, a FIBA deve realizar a manutenção do formato da Copa Intercontinental com apenas o campeão da Champions League Américas contra o campeão da Champions League Europa. Caso a pandemia se mostre equilibrada e reduzida em boa parte do mundo, a FIBA deverá realizar um formato mais amplo da competição e contando com clubes que se tornaram campeões dentro do continente Asiático, Africano e a Oceania e a possibilidade de ter um clube como convidado.

A sede ficaria entre Burgos, na Espanha, e Rio de Janeiro, no Brasil. A FIBA levará em consideração o momento sanitário dos país, seja no numero de casos da Covid-19, vacinação dos habitantes e a possibilidade real de ter um número mínimo de pessoas presentes dentro do ginásio na realização da competição.

O Garrafão Rubro-Negro estará ligado a cada semana e buscará trazer a todos as novidades que cercam a principal competição internacional de clubes do mundo. Em fevereiro de 2022, o Flamengo entrará em quadra na luta pelo bicampeonato.

Assine o GARRAFÃO RUBRO-NEGRO, a partir de 10 reais no Pic Pay ou no Apoia-se (https://apoia.se/garrafaorn). Receba conteúdos exclusivos sobre o basquete do Flamengo e concorra a uma camisa oficial e casual no final de cada temporada. Esse trabalho jornalístico independente que nasceu em 2011 conta com você, se torne assinante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.