Gustavo De Conti projeta o playoff do NBB e fala sobre a utilização dos jovens da base na fase decisiva

Uma campanha histórica na fase de classificação do NBB e que terá seus próximos capítulos escritos a partir da próxima semana com a disputa dos jogos válidos pelas quartas de final da competição nacional. O Garrafão Rubro-Negro conversou com exclusividade com o técnico Gustavo De Conti sobre o momento da equipe e o quanto o título da Champions League Américas poderá levar o Flamengo jogar mais solto e sem aquela pressão nas costas no playoff do NBB em casa, no Maracanãzinho.

Entrevista – Gustavo De Conti

Primeiramente, Gustavo De Conti qual é a sua expectativa para o playoff do NBB dessa temporada? E o fato de não viajar mais com o elenco nessa temporada ainda atípica pela pandemia e com os jogos sendo no Maracanãzinho acaba sendo uma vantagem para o time rubro-negro tanto no aspecto mental e físico?

“As expectativas no Flamengo são sempre de vitórias e títulos. Sabemos que essa fase final do NBB será muitíssimo dura, com grandes equipes disputando a partir das quartas de final com a gente. A notícia boa para nós é que vamos jogar em casa e não ter mais viagens, fator que nos machucou bastante nessa temporada de pandemia.”

O grande objetivo dessa temporada era a conquista da Champions League Américas. E ela virou realidade. Sem esse peso nas costas a partir de agora e com o elenco mais leve, isso pode ajudar o Flamengo a jogar mais solto e nem tão “pressionado” pelo título do NBB? E como trabalhar o aspecto da invencibilidade em 2021 para servir com mais um fator motivacional para esse elenco até o final da temporada?

“Falando do NBB, o título da BCLA não muda nada. Vamos com a mesma garra, e queremos muito fazer história e terminar uma temporada que pode ser perfeita com 4 títulos conquistados. Quanto ao estilo do time, posso dizer que sempre jogamos soltos e, ao mesmo tempo, sempre jogamos com pressão também. Jogar no Flamengo já é uma pressão e isso é um privilégio pra nós, não um trauma.”

Para o playoff do NBB você deverá contar com duas ausências importantes – Franco Balbi e Chuzito Gonzalez. Como você analisa a ausência desses dois jogadores? E o torcedor rubro-negro pode esperar mais minutagem do Gabriel Camargo e do Rafael Rachel durante a fase decisiva do NBB?

“Não dá pra prever nada em termos de minutagem para jogador A ou B. Tenho que analisar dia a dia, momento a momento de cada jogo e cada treino. Sentir o que o time está precisando, o que o adversário está exigindo. Os desfalques serão muito sentidos, mas temos que fazer as vitórias acontecerem assim mesmo.”

Desfalques do Flamengo para o playoff do NBB

Franco Balbi – lesão ligamentar no joelho e só retorna na próxima temporada

Chuzito Gonzalez – fratura no dedo da mão e tem uma possibilidade pequena de voltar na final do NBB caso o Flamengo chegue até ela.

Campanha do Flamengo na fase de classificação do NBB

30 jogos – 28 vitórias e 2 derrotas

Ataque – 89,6 pontos por jogo

Defesa – 71,8 pontos por jogo

Assistências – 21,1 assistências por jogo – a melhor equipe

Rebotes – 43,1 rebotes por jogo – a melhor equipe

Eficiência – 109,2 de eficiência – a melhor equipe

Erros – 11,9 por jogo – a segunda equipe que menos erra na competição

O Flamengo começa a disputar o playoff do NBB no dia 28, no Maracanãzinho, contra Mogi das Cruzes ou Unifacisa. Mogi vence a série de quartas de final por 1 a 0.

Assine o GARRAFÃO RUBRO-NEGRO, a partir de 10 reais no Pic Pay ou no Apoia-se (https://apoia.se/garrafaorn). Receba conteúdos exclusivos sobre o basquete do Flamengo e concorra a uma camisa oficial e casual no final de cada temporada. Esse trabalho jornalístico independente que nasceu em 2011 conta com você, se torne assinante!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.