2020 – um ano para celebrar os títulos na base e a confirmação de bons jogadores para o futuro

2020 se despede nas próximas horas e fica marcado por ser um ano desafio para todos e o esporte foi um dos que mais sofreram com os impactos da pandemia da Covid-19. E quando olhamos o futuro do basquete rubro-negro, podemos perceber o quanto a garotada acabou se superando em quadra e conseguiu bons resultados para a história da modalidade no Flamengo. O Garrafão Rubro-Negro relembra as conquistas importantes que a base teve em 2020 e destaca alguns jogadores que fizeram parte dessas campanhas e tem potencial para integrar o elenco profissional a médio e curto prazo.

Março de 2020 – o título brasileiro invicto na categoria sub-21 e tirando o peso das costas dos confrontos decisivos contra o Pinheiros

Em 2019, o Flamengo ficou com o vice campeonato do Brasileiro da categoria Sub-21, organizado pela CBB. E o objetivo em 2020 era fazer uma nova história e com o capitulo final diferente. Foi exatamente isso que os garotos comandados pelo técnico Rodrigo Galego conseguiram fazer na edição que foi disputada no ginásio do Praia Clube, em Uberlândia.

Com um bom basquete coletivo, o time rubro-negro se mostrou ser uma equipe mais equilibrada em quadra e soube ser fria diante de um tradicional adversário na final como foi o Pinheiros. Depois de insucessos em decisões recentes contra a equipe da capital paulista, o Flamengo se sagrou campeão com uma vitória por 78 a 74.

A se destacar a participação de jogadores como Rafael Rachel, Matheusinho, Rafael Passoni, Matheus Weber e Ruan Miranda nessa jornada do título brasileiro do time rubro-negro na categoria sub-21.

A grande conquista do título brasileiro Sub-21 do Flamengo contra o Pinheiros nesse ano. (CBB)

Dezembro de 2020 – O recomeço na base com o Estadual Sub-19 após a paralisação em virtude da pandemia da Covid-19. Outro título invicto e com mais jogadores como protagonistas

Após meses de paralisação dos treinos e jogos em razão do coronavírus, o maior desafio para a molecada da base foi voltar as partidas e mostrar um bom basquete. E novamente o elenco comandado pelo técnico Rodrigo Galego deu conta do recado. Apresentando um basquete moderno e com boa transição nos dois lados da quadra, o Flamengo construiu uma campanha de título no Estadual Sub-19 e soube novamente demonstrar que o clube está atento aos talentos que aparecem dentro do basquete brasileiro.

No jogo decisivo que ocorreu no Maracanãzinho, templo sagrado do esporte brasileiro, o Flamengo derrotou o Fluminense por 84 a 56 e confirmou o titulo invicto na competição. Seja a conquista estadual e nacional, acabam por premiar o trabalho de coordenação da base rubro-negra que vem sendo feita nos últimos anos pelo treinador Paulo Chupeta e tem conseguido observar bons valores em outros Estados e trazer esses jovens para defender o Flamengo em quadra.

Na campanha do Estadual Sub-19 vale ressaltar o papel importante de Matheus Maciel, João Belmiro, Gabriel Machado e também a personalidade de Gabriel Camargo que mostrou um bom basquete na sua estreia pelo Flamengo nos jogos decisivos do torneio dessa temporada.

Bons valores da base que vale a pena ficar de olho a médio e curto prazo

O basquete profissional do Flamengo já vem contando com a participação de alguns jovens que se destacaram nas conquistas da base em 2020. Entre esses nomes podemos citar Rafael Rachel, Matheus Weber, Matheusinho, Matheus Maciel, Cristhyã e Ruan Miranda. Esses 6 já mostraram que tem potencial para ajudar o elenco profissional quando forem solicitados. Matheusinho que foi emprestado ao Pato Basquete para a disputa do NBB dessa temporada e vem comprovando ser um dos protagonistas da campanha paranaense na competição nacional.

E jogadores como Rafael Passoni, Gabriel Machado, Gabriel Camargo e João Belmiro mostraram nesse 2020 que tem um potencial técnico grande dentro de quadra e se conseguirem manter o ritmo de evolução nos próximos meses, certamente, terão com todo o direito a oportunidade de realizarem ainda mais treinamentos e integrarem o elenco adulto nas competições que irão acontecer em 2021.

Rafael Passoni e Gabriel Machado mostraram que tem potencial para se tornarem ótimos jogadores, podendo ajudar o elenco profissional em breve. (Paula Reis/Flamengo)

Fica a expectativa o quanto esses jovens poderão entregar e dar ainda mais resultados defendendo o Flamengo em 2021, principalmente com a disputa da LDB que voltará a ser realizada após o cancelamento em virtude da Covid-19.

O Garrafão Rubro-Negro aproveita essa última matéria do ano e deseja a todos um Feliz 2021 e um novo ano de muita saúde para todos.

ASSINE O GRN – o Garrafão Rubro-Negro precisa da sua assinatura no PIC PAY ou no Apoia.se (https://apoia.se/garrafaorn), a partir de 10 reais, para continuar existindo e dar continuidade ao seu trabalho jornalístico independente. E ajudando o Garrafão, um dos benefícios é você concorrer a uma camisa oficial e casual no final da temporada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.