Na Linha dos 3 – Gustavo De Conti e Rafa Luz destacam a importância da iniciativa pela valorização do basquete

Nesse momento o basquete segue paralisado na América do Sul em razão da pandemia da Covid-19, e muitos treinadores e jogadores tem buscado o debate sobre a modalidade pelo modo virtual. O blog Garrafão Rubro-Negro destaca a inciativa do “Na Linha dos 3”, na qual teve o técnico Gustavo De Conti como um dos seus idealizadores. O blog realizou uma entrevista exclusiva com o técnico que ressaltou a importância dessa conversa virtual e como ela pode ajudar no desenvolvimento da modalidade.

O blog também buscou um depoimento do armador Rafa Luz, campeão do NBB 8 pelo Flamengo, sobre a relevância desses encontros virtuais em busca do fortalecimento de ideias para a valorização do basquete.

Gustavo De Conti – técnico

Primeiramente, Gustavo como surgiu a ideia do “Na Linha dos 3”? E o debate online não fica restrito somente a técnicos, você poderia explicar melhor qual a ideia de público e quem normalmente é convidado para participar desse debate?

“Com essa questão da pandemia, comecei a assistir algumas palestras e clínicas on-line e em uma dessas reuniões com outros treinadores, surgiu a ideia, junto com Bruno Savignani e Léo Figueiró, de organizarmos um evento nosso, direcionado principalmente a atletas e treinadores das categorias de base. Nos reunimos e criamos esse formato que já teve 3 edições. Sobre os convidados, geralmente procuramos envolver alguns setores importantes para o basquete de base, mesclando com palestras para nível profissional, não somente com treinadores, que é o foco principal, mas já participaram preparadores físicos, psicólogos, pessoas da área acadêmica e científica. Procuramos diversificar os temas e cobrir quase todas as áreas que envolvem o basquete.”

Nesse tempo ainda de pandemia, como você acredita que esse tipo de iniciativa pode agregar ao conhecimento maior sobre basquete tanto para jogadores e técnicos?

“Acredito que tenhamos pouco material sobre basquete publicado por brasileiros, que retratam um pouco mais a nossa realidade interna, e o Na Linha dos 3, assim como outras diversas iniciativas similares durante esse período de pandemia, veio para agregar conteúdo e conhecimento não somente aos treinadores, mas a muitas pessoas envolvidas com basquete no Brasil. Se capacitar e agregar conhecimento nunca é demais.”

Você como técnico e estudioso da modalidade sempre foi defensor do intercambio e já teve a oportunidade de vivenciar momentos da NBA e da Liga ACB de perto. O “Na Linha dos 3” tem a perspectiva de contar com técnicos estrangeiros em algum debate futuro ainda mais para apresentar essa troca de experiências no basquete em diferentes países?

“No Na Linha dos 3 não temos nenhum viés político, ideológico, ou qualquer que seja, assim como também não temos nenhum objetivo de médio ou longo prazo, nenhum tipo de planejamento mais profundo, nada disso. Vamos discutindo e tendo as ideias de edição em edição, sempre com a prioridade de construir conhecimento e discussões sobre o basquete, principalmente o brasileiro. Estou acompanhando muitas palestras e cursos que são produzidos no exterior nesses tempos de quarentena, coisas dos Estados Unidos, Europa, Ásia e da própria América do Sul e é muito interessante esse tipo de intercâmbio virtual também. Creio que poderemos ter treinadores e profissionais internacionais no Na Linha dos 3 sim. Seria muito interessante essa troca de conhecimento com diferentes estilos e culturas.”

Campeão brasileiro do NBB 8 pelo Flamengo, o armador Rafa Luz deu seu depoimento sobre a importância dessa troca de experiências entre as pessoas envolvidas com o basquete

“Acho importantíssimo e fico feliz que os técnicos e jogadores comecem com esse tipo debate. O intercâmbio de ideias e experiência é de total@importância para a melhora do basquete brasileiro é só tenho que parabenizar todos os envolvidos. Seguir evoluindo e aprendendo em um momento que ninguém pode ir pra quadra é a única plataforma que permite a todos seguir falando de basquete.”

Rafa Luz foi campeão do NBB pelo Flamengo no duelo contra o Bauru em 2016. (LNB)

Em breve, o Garrafão Rubro-Negro voltará com a campanha de financiamento coletivo, dessa vez através do Pic Pay, para dar continuidade a sua cobertura jornalística independente. Contamos com o apoio de todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.