O Campeonato Brasileiro Sub-21 teve seu encerramento ontem na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, com a final entre Flamengo e Pinheiros. O time rubro-negro depois de uma temporada passada com duras derrotadas para o Pinheiros seja nesse campeonato e também na LDB dessa vez conseguiu escrever uma história diferente. Vencer um clube que tem como virtude revelar jovens valores é de um grande simbolismo dentro da base do basquete brasileiro e do Flamengo.
O blog Garrafão Rubro-Negro detalha a campanha do Flamengo e quais são os jogadores que se destacaram e ajudaram o time na conquista desse título.
Matheusinho – o prêmio de MVP da competição premia a maturidade do armador durante toda a competição
O armador Matheusinho sempre acumulou prêmios individuais nas competições que disputou defendendo o Flamengo. Mas a conquista desse Brasileiro Sub-21 pode ser vista de outro foco. O armador desde o primeiro jogo contra o Basquete Paraíba e na grande final contra o Pinheiros mostrou uma tranquilidade na sua leitura de jogo que só comprova sua evolução técnica em quadra. Se em outros momentos recentes, a ansiedade de querer ajudar o atrapalhou, agora a serenidade de ter uma visão mais ampla do coletivo como um todo acabou sendo fundamental na campanha do título do Flamengo.

Matheus Weber e Ruan Miranda – a regularidade tática que foi importante durante toda a campanha
Um time competitivo precisa contar com a regularidade das suas principais peças em quadra. E foi exatamente isso que conseguiu a dupla formada por Matheus Weber e Ruan Miranda. Os dois se destacaram em quadra seja no aspecto ofensivo e defensivo. Weber conseguiu dar continuidade a sua liderança em quadra que já tinha ocorrido em outros torneios. Já Ruan Miranda foi um verdadeiro touro na sua garra dentro do garrafão rubro-negro e teve bons números seja em pontos e em rebotes durante todo o campeonato.

Rafael Rachel – a redenção durante todo o campeonato e a confirmação que ele pode ser sim uma peça importante e protagonista do time
Na semifinal da LDB passada, Rafael Rachel teve a oportunidade de mudar a história do jogo mas acabou não tendo uma boa eficiência nos lances livres. Para um jogador competitivo como ele é, deve ter passado um filme na cabeça por vários meses e semanas. Mas o esporte tem essa virtude de dar a oportunidade de reescrever histórias. E foi isso que Rafael Rachel conseguiu nesse Brasileiro Sub-21. Focado, empenhado desde o primeiro jogo, ele se firmou como uma peça muito importante no sistema de jogo da equipe e mostrou um alto grau de eficiência técnica em quadra. E o saldo após a conquista desse Brasileiro Sub-21.

Cristhyã, João Prado e Rafael Passoni – as novas peças do elenco mostraram o seu valor e agregaram coletivamente na campanha
Cristhyã foi titular em praticamente toda a campanha do time rubro-negro na competição e mostrou toda qualidade na sua leitura de jogo e na sua postura tática dentro de quadra. Já Rafael Passoni se consolidou a cada jogo como uma peça arrojada que saia do banco de reservas. Personalidade com a bola laranja nas mãos e sempre buscando ser o mais objetivo possível dentro de quadra e também o bom aproveitamento nos três pontos. João Prado também teve suas oportunidades e não comprometeu no desempenho do time, sempre querendo ajudar e humilde em tentar fazer o que o técnico Rodrigo Galego pedia. Fica a expectativa da evolução dos três na continuidade da temporada.

Rodrigo Galego e Igor Meletti – o título premia os dois treinadores nesse início da temporada
Dias e semanas sem contato com familiares e amigos, tudo com o objetivo de doar um pouco mais do seu tempo e trabalho para ensinar e orientar os jovens da base do basquete rubro-negro. Esse panorama poderemos dizer que é um retrato desses dois treinadores – Rodrigo Galego e Igor Melleti. O título premia esses dois, eles que a cada temporada se firmam ainda mais com uma identidade dentro do basquete do clube.

Campanha do Flamengo no Brasileiro Sub-21
Fase de classificação
Flamengo 102 x 52 Basquete Paraiba
Destaques
Matheus Weber – 24 pontos
Ruan Miranda – 20 pontos
Rafael Passoni – 12 pontos
Rafael Rachel – 9 pontos
Praia Clube 71 X 75 Flamengo
Destaques
Ruan Miranda – 17 pontos e 11 rebotes
Matheusinho – 13 pontos
Rafael Rachel – 10 pontos
Gabriel Andrade – 9 pontos
Flamengo 81 x 61 Corinthians
Destaques
Ruan Miranda – 18 pontos e 11 rebotes
Matheus Weber – 15 pontos
João Vitor Domingues – 13 pontos
ASBAVI 38 x 122 Flamengo
Destaques
Matheusinho – 20 pontos
Ruan Miranda – 16 pontos
Gabriel Andrade – 14 pontos
Rafael Rachel – 14 pontos
Flamengo 100 X 42 Aeroclube
Destaques
Rafael Rachel – 12 pontos
João César – 12 pontos
Matheus Weber – 12 pontos
Semifinal
Flamengo 77 x 60 Minas
Destaques
Rafael Rachel – 29 pontos e 22 rebotes
Matheus Weber – 15 pontos
Matheusinho – 10 pontos
Final
Flamengo 78 x 74 Pinheiros
Destaques
Matheusinho – 17 pontos
Ruan Miranda – 16 pontos
Matheus Weber – 13 pontos
Rafael Rachel – 12 pontos
Seja assinante do Garrafão Rubro-Negro , ajude a manter o projeto, concorra a ingressos para os jogos do Flamengo no Rio de Janeiro e uma camisa oficial no final da temporada: