O basquete adulto do Flamengo vive um período sem jogos tanto pelo NBB e pela Champions League Américas em razão da disputa do qualificatório para a Copa América que será realizada no próximo ano em San Juan, em Porto Rico. O elenco rubro-negro teve 5 jogadores convocados para essa primeira janela eliminatória nesse mês de fevereiro. O blog detalha como será o qualificatório da Copa América e o impacto dos jogadores do time rubro-negro em suas seleções.
Qualificatório da Copa América
Grupo A – Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela
Grupo B – Brasil, Panamá, Paraguai e Uruguai
Grupo C – Cuba, Canadá, Ilhas Virgens e República Dominicana
Grupo D – Porto Rico, México, Bahamas e Estados Unidos
Sistema de disputa
As seleções irão se enfrentar dentro do próprio grupo em jogos de ida e volta. Esses jogos serão divididos em três janelas:
– Fevereiro de 2020
– Novembro de 2020
– Fevereiro de 2021
A Copa América irá ocorrer em julho de 2021 em Porto Rico.
A presença de Leonardo Demétrio, Jhonatan Luz e Rafael Mineiro na seleção brasileira
O técnico croata Aleksandar Petrović optou por preservar alguns nomes que disputaram a Copa do Mundo de Basquete da China e só voltar a chamar jogadores como Marquinhos para a disputa do Pré-olímpico no mês de junho. Para a primeira janela da eliminatória da Copa América, Petrovic fez uma mescla entre jogadores experientes e jovens com potencial do basquete brasileiro.
Em entrevista ao blog Garrafão Rubro-Negro no mês passado, o técnico afirmou que Jhonatan Luz poderá ser bem útil a seleção brasileira pela forma que atua defensivamente e isso o agrada. E Petrovic justificou a presença de Rafael Mineiro na seleção por ser um jogador versátil dentro de quadra e que pode contribuir tanto no aspecto defensivo e ofensivo e ressaltou que na ausência de outros pivôs experientes sempre lembra do pivô do Flamengo.

Com o corte de Luis Gruber, de Mogi, Leonardo Demétrio acabou sendo convocado e sua regularidade em quadra pelo Flamengo acabou sendo recompensada de forma merecida e o jovem poderá demonstrar na seleção brasileira todo o seu potencial.
Jogos do Brasil na primeira janela da eliminatória da Copa América:
Sexta – Dia 21 – Brasil x Uruguai, às 19:30, em São José dos Pinhais, no Paraná
Segunda – Dia 24 – Uruguai x Brasil, às 20 horas, no Uruguai
A eficiência nas assistências de Panchi Barrera no comando da seleção uruguaia
O experiente armador Panchi Barrera foi o líder em assistências da seleção do Uruguai na eliminatória para a Copa América de Basquete da China. Ainda se adaptando ao basquete brasileiro e ao sistema de jogo do Flamengo, Panchi deverá ser novamente um dos grandes nomes do Uruguai nessa competição organizada pela FIBA.

Na seleção, Panchi Barrera terá a companhia de outros armadores que estão em ação no NBB dessa atual temporada – Lucinao Parodi, de Franco, e Pepo Vidal, da Unifacisa.
A presença de Eloy Vargas no garrafão da República Dominicana nessa competição
Eloy Vargas foi um dos destaques da seleção da República Dominicana tanto na disputa do Pan-Americano, em Lima, no Peru, e também na Copa do Mundo de Basquete da China. E estará representando seu país durante a disputa desse qualificatório.
E se manter a regularidade com a camisa da seleção das últimas competições organizadas pela FIBA, a seleção deverá ter um caminho mais fácil para assegurar sua vaga na Copa América, em Porto Rico. Eloy que ainda busca uma eficiência maior defendendo o Flamengo tanto no NBB e na Champions League Américas.
Jogos da República Dominicana na primeira janela da eliminatória da Copa América:
Sexta – Dia 21 – Canadá x República Dominicana, às 19 horas, no Canadá
Segunda – Dia 24 – Republica Dominicana x Canadá, às 20 horas, em Santo Domingo, na República Dominicana
Seja assinante do Garrafão Rubro-Negro , ajude a manter o projeto, concorra a ingressos para os jogos do Flamengo no Rio de Janeiro e uma camisa oficial no final da temporada: