Qualificatório da Copa América – o impacto dos jogadores convocados do Flamengo em suas seleções

O basquete adulto do Flamengo vive um período sem jogos tanto pelo NBB e pela Champions League Américas em razão da disputa do qualificatório para a Copa América que será realizada no próximo ano em San Juan, em Porto Rico. O elenco rubro-negro teve 5 jogadores convocados para essa primeira janela eliminatória nesse mês de fevereiro. O blog detalha como será o qualificatório da Copa América e o impacto dos jogadores do time rubro-negro em suas seleções.

Qualificatório da Copa América

Grupo A – Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela

Grupo B – Brasil, Panamá, Paraguai e Uruguai

Grupo C – Cuba, Canadá, Ilhas Virgens e República Dominicana

Grupo D – Porto Rico, México, Bahamas e Estados Unidos

Sistema de disputa

As seleções irão se enfrentar dentro do próprio grupo em jogos de ida e volta. Esses jogos serão divididos em três janelas:

– Fevereiro de 2020

– Novembro de 2020

– Fevereiro de 2021

A Copa América irá ocorrer em julho de 2021 em Porto Rico.

A presença de Leonardo Demétrio, Jhonatan Luz e Rafael Mineiro na seleção brasileira

O técnico croata Aleksandar Petrović optou por preservar alguns nomes que disputaram a Copa do Mundo de Basquete da China e só voltar a chamar jogadores como Marquinhos para a disputa do Pré-olímpico no mês de junho. Para a primeira janela da eliminatória da Copa América, Petrovic fez uma mescla entre jogadores experientes e jovens com potencial do basquete brasileiro.

Em entrevista ao blog Garrafão Rubro-Negro no mês passado, o técnico afirmou que Jhonatan Luz poderá ser bem útil a seleção brasileira pela forma que atua defensivamente e isso o agrada. E Petrovic justificou a presença de Rafael Mineiro na seleção por ser um jogador versátil dentro de quadra e que pode contribuir tanto no aspecto defensivo e ofensivo e ressaltou que na ausência de outros pivôs experientes sempre lembra do pivô do Flamengo.

Rafael Mineiro tendo mais uma oportunidade com a camisa da seleção brasileira. (FIBA)

Com o corte de Luis Gruber, de Mogi, Leonardo Demétrio acabou sendo convocado e sua regularidade em quadra pelo Flamengo acabou sendo recompensada de forma merecida e o jovem poderá demonstrar na seleção brasileira todo o seu potencial.

Jogos do Brasil na primeira janela da eliminatória da Copa América:

Sexta – Dia 21 – Brasil x Uruguai, às 19:30, em São José dos Pinhais, no Paraná

Segunda – Dia 24 – Uruguai x Brasil, às 20 horas, no Uruguai

A eficiência nas assistências de Panchi Barrera no comando da seleção uruguaia

O experiente armador Panchi Barrera foi o líder em assistências da seleção do Uruguai na eliminatória para a Copa América de Basquete da China. Ainda se adaptando ao basquete brasileiro e ao sistema de jogo do Flamengo, Panchi deverá ser novamente um dos grandes nomes do Uruguai nessa competição organizada pela FIBA.

Panchi Barrera deve ser novamente um dos protagonistas do Uruguai nesse qualificatório da Americup. (FUBB)

Na seleção, Panchi Barrera terá a companhia de outros armadores que estão em ação no NBB dessa atual temporada – Lucinao Parodi, de Franco, e Pepo Vidal, da Unifacisa.

A presença de Eloy Vargas no garrafão da República Dominicana nessa competição

Eloy Vargas foi um dos destaques da seleção da República Dominicana tanto na disputa do Pan-Americano, em Lima, no Peru, e também na Copa do Mundo de Basquete da China. E estará representando seu país durante a disputa desse qualificatório.

E se manter a regularidade com a camisa da seleção das últimas competições organizadas pela FIBA, a seleção deverá ter um caminho mais fácil para assegurar sua vaga na Copa América, em Porto Rico. Eloy que ainda busca uma eficiência maior defendendo o Flamengo tanto no NBB e na Champions League Américas.

Jogos da República Dominicana na primeira janela da eliminatória da Copa América:

Sexta – Dia 21 – Canadá x República Dominicana, às 19 horas, no Canadá

Segunda – Dia 24 – Republica Dominicana x Canadá, às 20 horas, em Santo Domingo, na República Dominicana

Seja assinante do Garrafão Rubro-Negro , ajude a manter o projeto, concorra a ingressos para os jogos do Flamengo no Rio de Janeiro e uma camisa oficial no final da temporada:

https://www.catarse.me/garrafao_rubro_negro