Além do Garrafão – Grandes jogos do time rubro-negro em 2019

Que ano! Não faltaram motivos para comemoração para o time de Basquete do Flamengo. A lista é longa. Novamente campeão do NBB e do Campeonato Carioca, primeiro colocado na atual temporada, já garantido no Super 8 em 2020 e classificado para as quartas de finais da Champions. Ainda tivemos o vice-campeonato da Copa Intercontinental contra o fortíssimo time Grego do AEK. Conquistas importantes que mostraram que os acertos realizados em 2018 fizeram efeito. O primeiro deles passa pela contratação do excelente técnico Gustavo De Conti. O Flamengo não perdeu tempo depois de demitir o unta-campeão José Neto e conseguiu contratar o técnico do então campeão do NBB, o Paulistano. Ao chegar estava claro que De Conti assumiu o Flamengo com a missão de re-colocar o Flamengo no caminho dos títulos.

A tarefa não foi fácil. O mês de dezembro de 2018 acabou sendo determinante para que 2019 fechasse da forma vitoriosa que foi. Voltando a época, uma derrota não-programada para a Paulistano e uma doída eliminação em casa na Sul- Americana parecem ter sido as pedras fundamentais para a mudança do estilo de jogo e mentalidade para o restante da temporada. E fechamos 2018 com a vitória de 79 a 75 em Franca pelo Super 8 em um Pedrocão Lotado. E desde então o Flamengo não parou de acumular bons resultados. Vamos relembrar alguns dos jogos mais importantes de 2019

  1. Flamengo e Corinthians – NBB 2018/2019 Temporada Regular

O ano começou com tudo para o Flamengo. Logo no primeiro jogo do ano o Rubro-Negro encararia o altamente motivado Corinthians. O time de Guilherme Giovanonni, Parodhi e Fuller tinha feito jogo duro contra o Fla no primeiro turno e acreditava que se não fosse a terrível lesão do armador Ricardo Fischer poderia ter conseguido a vitória. E o cenário estava montado para revanche. O ginásio Wlamir Marques com excelente público ( quase 4.500 presentes) com torcida única e jogo em rede Nacional pela Band. Quando a bola rolou não teve jeito para o Timão. Com atuação de gala logo no início de Franco Balbi, o Mengão controlou o placar e venceu com autoridade o Timão. No final vitória maiúscula do Fla 91 a 68. Destaques do Fla foram Marquinhos com 22 pontos, Anderson Varejão com 9 rebotes e Franco Balbi com 19 pontos e 9 assistências. Os dois times ainda se encontrariam nos Playoffs. Serie vencida pelo Flamengo por 3 X0 com direito a homenagem a Guilherme Giovanonni no seu último jogo como profissional.

Veja como foi o jogo !

  1. Flamengo e Botafogo – Jogo 1 Playoffs NBB

O Botafogo se mostrou o maior rival local dos Rubro-Negros nas últimas duas temporadas. Decidiram os dois últimos campeonatos Cariocas e se encontraram em uma série espetacular nos Playoffs do NBB. E o Jogo 1 na casa do Botafogo foi um teste para cardíaco. O Alvinegro vinha de uma vitória histórica em um decisivo jogo 5 contra o Pinheiros fora de casa, altamente motivado para ganhar o primeiro jogo e jogar toda a pressão para o time da Gávea. O Oscar Zelaya estava lotado e a pressão era grande quando chegamos ao minuto final. Falta marcada em cima do melhor jogador Brasileiro na atualidade, Marquinhos, tem dois lances-livres. 74-72 para o Flamengo. Para surpresa geral, o ala da seleção erra os dois e posse para o Botafogo. Marquinhos caminhava para ser o grande vilão da primeira derrota nos playoffs do NBB. Botafogo no ataque e falta do Fla em Diego. O ala vai para a linha do lance-livre e converte os dois lances, 74 a 74. Faltando 28 segundo e a defesa Alvinegra vacila e Jonathan passa direto para o garrafão para uma fácil bandeja. 76-74 para o Fla. Tempo para o Botafogo. O técnico Leo Figuerió arma a jogada e bola sobra limpa para o armador Coelho que não perdoa. Bola de 3 de chuá. O ginásio, com torcida única enlouquece. 77-76 e tempo para Gustavo DeConti. Jogada para quem? Balbi? Varejão no poste baixo? Que nada! Bola para o Marquinhos. No topo do garrafão o ala aproveita o corta-luz de Rafael Mineiro, faz a bandeja e sofre a falta. Desta vez não teve jeito. Lance-livre de bonificação convertido e vitória do Fla no jogo 1, 79-77.

Flamengo e Franca – Jogo 5 da final do NBB

O que não dizer do último jogo da final do NBB? Da atuação de gala de Anderson Varejão? Da invasão da torcida do Flamengo no Pedrocão? De mais uma vitória de Gustavo De Conti contra os Francanos? Do trabalho defensivo de Crescenzi sobre David Jackson? Da atuação de almanaque de Deryk Ramos no último período? Da vitoria épica do Rubro-negro ganhando o NBB depois de 2 anos? Do primeiro campeonato sem o Capitão Marcelinho Machado? Da afirmação de um projeto vitorioso. Como diz o antigo ditado em latim : Veni, Vidi, vici ( vim, vi e venci!). O Flamengo foi novamente campeão do NBB com Anderson Varejão no seu melhor jogo e momento. Jogaço! 81 a 74 em Franca em uma partida de altíssimo nível com os dois melhores times de basquete da atualidade. Vale a pena guardar e rever este jogo !

Seja assinante do Garrafão Rubro-Negro , ajude a manter o projeto, concorra a ingressos para os jogos do Flamengo no Rio de Janeiro e uma camisa oficial no final da temporada:

https://www.catarse.me/garrafao_rubro_negro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.