Retrospectiva 2019 – Do centenário do basquete, bons resultados na base e a conquista do NBB

O ano de 2019 do Flamengo foi de colheita de títulos importantes nas categorias de base, aparecimento de bons jogadores, mais uma conquista de NBB e de celebração da história centenária do basquete do clube. O blog Garrafão Rubro-Negro detalha alguns momentos importantes, quais personagens se destacaram mais pelo clube e quais foram os títulos conquistados nesse ano.

Basquete adulto em 2019:

– Campeão Estadual

– Campeão do NBB – Temporada 2019/2020

– Vice-campeão da Copa Intercontinental

Personagens

Franco Balbi

O armador argentino após a conquista da Copa Super 8 em dezembro de 2018 mostrou todo o seu repertório e cresceu demais de produção vestindo o manto sagrado durante 2019. Foi um dos grandes destaques do time rubro-negro no returno do NBB e no playoff da competição. Balbi foi uma das peças fundamentais no jogo 5 da final contra Franca, no Pedrocão.

Marquinhos

O verdadeiro líder da equipe em quadra. Marquinhos teve um excelente ano com a camisa do Flamengo em 2019. O ala não somente foi eficiente nos pontos, mas também foi importante no volume de rebotes e assistências durante o ano. E apareceu também aonde os números não mostram, na parte de orientar e ajudar os demais companheiros em quadra, liderar a equipe na busca dos seus objetivos no ano.

Olivinha

O ala-pivô teve um ano de redenção e de ótimos jogos com a camisa do Flamengo principalmente durante o playoff do NBB. Olivinha deixou toda sua raça em quadra, se destacou na série contra o Corinthians e foi o MVP das finais no duelo histórico contra Franca.

Anderson Varejão

O pivô teve uma boa participação na equipe rubro-negra durante o returno do NBB. Foi fundamental no sistema de jogo da equipe durante o playoff ainda mais pela sua força e ótima leitura de jogo dentro do garrafão rubro-negro. Foi um dos protagonistas também da campanha vitoriosa da equipe contra Franca na decisão do NBB. Encerrou o seu ciclo no Flamengo sendo campeão nacional.

Gustavo De Conti

Uma nova metodologia de trabalho e ficou sabendo aos poucos como é trabalhar em um clube com a pressão do Flamengo. Gustavo De Conti viveu um ano demonstrando que a escolha do clube foi acertada em seu nome. Soube comandar o time na conquista do NBB e a carta branca para montar o elenco dessa temporada (2019-2020) já começa a mostrar os seus resultados com a excelente campanha na Champions League Américas e no NBB.

Categorias de base em 2019 – Títulos

– Liga B da Liga Super Basketball

– Estadual sub-19

– Brasileiro sub-18

– Estadual sub-17

– Torneio Aberto Estadual sub-16

– Estadual sub-12

– LSB sub-12

– Torneio Aberto Estadual sub-11

Personagens

Matheusinho

O armador se consolidou com um dos grandes nomes da base do Flamengo e voltou a ser destaque da equipe na disputa da LDB e da conquista do Estadual Sub-19. E deu provas que a evolução técnica deve continuar em 2020.

Pedro Nunes

No seu retorno ao basquete brasileiro, Pedro Nunes foi um dos jogadores mais eficientes do Flamengo na LDB dessa temporada e as oportunidades na equipe adulta comprovou que pode ser uma peça que poderá ajudar tanto no aspecto ofensivo e principalmente no defensivo.

Matheus Weber

O líder da equipe Sub-19 e uma das peças importantes no sistema de jogo da equipe rubro-negra na LDB.  O ala mostrou em quadra sua humildade na forma de ler o jogo e sempre buscou nos jogos os companheiros melhores posicionados nas jogadas. E também buscou acalmar e orientar os jogadores mais jovens. Uma das grandes aquisições da base rubro-negra, ele que estava no Paulistano.

Matheus Maciel e Ruan Miranda

O garrafão rubro-negro na base foi muito bem representado na base em 2019 por esses grandes jogadores em 2019. Matheus Maciel depois de uma passagem pelo basquete da Espanha se firmou como uma das referências do time no garrafão, foi um dos destaques do time na LDB e MVP da conquista do Brasileiro Sub-18. Ruan Miranda teve uma evolução técnica grande em 2019 e também foi um dos protagonistas da campanha rubro-negra na LDB e no Brasileiro Sub-18.

Matheus Maciel foi o MVP do Brasileiro Sub-18 conquistado pelo Flamengo. (Flamengo)

Rodrigo Galego

Muitos que não conhecem muito o que é feito na base duvidaram da escolha do Flamengo em contratar o técnico Rodrigo Galego para a base. Mas falando pouco e trabalho mais, o treinador mostrou toda sua qualidade técnica e soube ganhar a confiança de toda a categoria Sub-18 e Sub-19 e conseguiu ótimos resultados com o time, inclusive o Brasileiro Sub-18. Foi um dos nomes mais vitoriosos do Flamengo no ano.

O ano do centenário do basquete do Flamengo

2019 também foi o ano para celebrar toda a rica história de vitórias e títulos do basquete do Flamengo. 100 anos da modalidade que passou a ser chamada de orgulho da nação por seus torcedores. O basquete do Flamengo será eternamente grato a grandes nomes que passaram pelo clube como Algodão, Oscar, Marcelinho Machado, Herrmann, entre outros nomes. E nunca irá esquecer de treinadores que ajudaram a engrandecer a modalidade com seus conhecimentos como Kanela, Claudio Mortari, Miguel Ângelo da Luz, Zé Boquinha, Jose Neto e outros grandes nomes.

Celebrar a história nada mais é do que reconhecer a importância da modalidade dentro do clube e essa história continuará sendo escrita por outros jogadores e técnicos, e certamente continuará seu caminho de títulos e vitórias, deixando o time rubro-negro ainda mais presente no cenário do baquete brasileiro e internacional.

Torcedor tenha sempre em mente o orgulho por essa modalidade e cultivar a história dela também é sua função. O basquete do Flamengo é o que é pela sua junção entre o que ocorre na quadra e na arquibancada.

O basquete do Flamengo celebrou seus 100 anos em 2019.

Seja assinante do Garrafão Rubro-Negro , ajude a manter o projeto, concorra a ingressos para os jogos do Flamengo no Rio de Janeiro e uma camisa oficial no final da temporada:

https://www.catarse.me/garrafao_rubro_negro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.