A cidade de Córdoba na Argentina foi palco de um grande duelo entre Instituto e Flamengo na abertura do grupo C da Champions League Américas. O time rubro-negro contou com a boa atuação do trio – Franco Balbi, Marquinhos e Rafael Mineiro – e o time argentino se mostrou eficiente nos arremessos de três. No final, o armador Franco Balbi soube ser frio e ainda mais decisivo para ajudar o Flamengo a sair com uma grande vitória por 83 a 75.
Análise do jogo
Rafael Mineiro e Zach Graham fazem a diferença para o Flamengo no primeiro quarto – O time rubro-negro soube fazer muito bem a leitura da partida no primeiro quarto. Contando com o Instituto de Córdoba ansioso em quadra, o Flamengo mostrou eficiência no seu sistema ofensivo e com as jogadas de Rafael Mineiro e Zach Graham abriu uma boa vantagem no placar do jogo – 25 a 14.
Instituto reage no segundo quarto com as jogadas no garrafão – O time argentino soube melhorar a sua defesa no período e viu o norte-americano Raasean Davis ser o protagonista da reação do time na partida. O Flamengo não conseguiu manter a regularidade ofensiva do primeiro período e viu a vantagem despencar no intervalo – 37 a 35.
Franco Balbi começa a se destacar para o time rubro-negro – Uma partida digna de competição internacional e marcada por alternância no placar, esse foi o panorama do terceiro quarto em Córdoba. O time argentino contando com as jogadas de três de Santiago Scala e Dwayne Davis. O Flamengo também buscou responder com os chutes de Marquinhos e a frieza de Balbi ajudou o time rubro-negro a ampliar a vantagem no final do terceiro período – 59 a 53.
Jogo eletrizante no último quarto e Franco Balbi decisivo no final – O ultimo quarto começou com o Instituto empatando a partida. Mas o Flamengo soube ser frio em vários momentos do jogo. Os pontos de Marquinhos e os rebotes de Rafael Mineiro ajudaram a equipe a se manter a frente do marcador. E mesmo com toda a pressão da torcida argentina, o armador Franco Balbi não se intimidou e marcou duas cestas de três nos minutos finais que acabaram sendo fundamentais para a vitória rubro-negra na abertura da Champions League.
Destaques do Flamengo
Franco Balbi – 21 pontos
Rafael Mineiro – 17 pontos,8 rebotes e 5 assistências
Marquinhos – 17 pontos
