A pior temporada da história do basquete do Flamengo agora é uma página virada no clube e a opção de reconstrução de uma identidade vitoriosa teve seu nome escolhido pela diretoria – o técnico Demétrius Ferraciú. O Garrafão Rubro-negro apresenta alguns bastidores desta escolha que deverá ser oficializada em breve pelo maior campeão da história do NBB.
Demétrius Ferraciú como a prioridade para ser o treinador
Com contrato com o Paulistano, o Flamengo teve que superar várias etapas nos bastidores para selar o acordo com o treinador. A possibilidade de ter um clube com um ótimo orçamento que possibilitasse Demétrius a voltar a ganhar um título nacional após nove anos também foi um fator que pesou para o final feliz que será confirmado em breve.
O rubro-negro até que tinha um plano B em caso de insucesso na negociação com Demétrius e esse nome era de Léo Costa, treinador do Minas. Mas esse mesmo nome acabou perdendo força nos bastidores do clube rubro-negro e com várias críticas de sócios do próprio Flamengo que acreditavam que neste momento do basquete era necessário um treinador mais experiente e que tivesse também o faro para trabalhar com jovens jogadores.
José Neto após uma temporada com bons resultados na Mongólia acabou tendo seu nome ventilado e pedido por torcedores nas redes sociais. E mesmo reconhecendo as virtudes dele como treinador, o seu nome nem foi sondado pela diretoria que acabou dando a prioridade a Demétrius e a Leo Costa que estavam vivendo o basquete interno brasileiro por mais tempo e talvez com uma menor chance de erro nas escolhas e monitoramento de jogadores no mercado.
Demétrius como treinador tem o título de Campeão Paulista por Limeira em 2010 e pelo Paulistano em 2023. Além do título do NBB por Bauru na temporada 2016/2017.
A chegada de Demétrius ao Flamengo deve representar uma mudança no sistema de jogo da equipe. Primeiramente deveremos ter um elenco mais rejuvenescido em quadra e isso deve se refletir a defesa de alta intensidade e jogadores do garrafão com mais versatilidade e vigor físico.
A lição de Oveja no clube e o reconhecimento ao trabalho de Fernando Pereira
Se no final da temporada 2024/2025, o Flamengo tinha a expectativa que poderia ter um elenco e um treinador vibrante com novos métodos e taticas em quadra, isso acabou virando um tremendo pesadelo na temporada que se encerrou sem títulos e derrotas vexatórias.
Os bastidores dão conta que internamente foram poucas as ideias que Oveja conseguiu colocar em prática na rotina de treinamentos e que a maioria do trabalho acabou sendo tentar colocar em prática ideias do técnico anterior, Gustavo De Conti. Ou seja, a continuidade na filosofia e o elenco tentando assimilar tudo que se passava no dia a dia do clube.
As derrotas vexatórias que ocorreram e a falta de vitórias convincentes atreladas a certa apatia no discurso de Oveja foi um outro fator que gerou um desgaste interno do treinador. Um elenco que tinha alguns jogadores acostumados a pressão parecia meio inconformado a ver um treinador que não se indignava mais nas coletivas com o desempenho do time e tudo parecia “normal”, uma tranquilidade que não deveria combinar com a ambição que o Flamengo pelo orçamento sempre tem que ter.
A saída tardia de Oveja acabou impossibilitando Fernando Pereira de ter um desempenho melhor como treinador mesmo que interino. Reconhecido internamente como bom treinador seja pelo seu trabalho com os jovens na base e na função de assistente, Fernando tentou salvar uma temporada que já se demonstrava perdida.
A conquista de vaga para competição internacional nesta nova temporada – a Liga Sul-americana – e a tentativa de buscar uma formação de time para ir mais longe o possível no NBB foram algumas virtudes de Fernando no curto prazo no comando. E essa mobilização interna dos jogadores foi um fator que o clube voltou a ter com mais exatidão após a saída de Oveja.
E a sua não efetivação como técnico e possivelmente sua continuidade como assistente se passou pela procura do Flamengo de um treinador com mais “casca” e experiência em competição nacional e internacional com clubes e também como assistente da seleção brasileira -tudo convergiu para o nome de Demétrius.
A princípio, dos nomes principais do elenco da temporada passada e irão permanecer no Flamengo nesta nova temporada – Alexey Borges, Franco Baralle, Negrete e Ruan Miranda. Em breve o clube deverá anunciar as primeiras novidades que podem fazer o torcedor sair da poltrona e voltar a frequentar os ginásios.
Garrafão Rubro-Negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais, casuais e par de ingressos para jogos do NBB, Copa Super 8 e Liga Sul-americana durante a temporada.
Apoia-se – apoia.se/garrafaorn
Benfeitoria – https://benfeitoria.com/projeto/garrafao-rubro-negro-1g5z