O Flamengo a partir de domingo começa a sua série contra a UDEC pelas quartas de final da Champions League Américas dessa atual temporada. O primeiro jogo será em Concepcion, no Chile, e os demais jogos no Rio de Janeiro. O Garrafão Rubro-Negro apresenta algumas curiosidades do Flamengo e da UDEC nessa atual edição da BCLA e o chaveamento dessa fase final do torneio internacional.
Com a melhor defesa da BCLA, Flamengo quer voltar a conquistar o torneio nessa temporada
Com base no desempenho coletivo em quadra na competição internacional, o Flamengo pode acreditar que pode sim voltar a conquistar a BCLA nessa temporada. O time rubro-negro tem a melhor defesa entre os times que chegaram a fase final do torneio e tem outros números interessantes na competição. A equipe é a segunda em assistências com 23,8 assistências por partida e a segunda em rebotes com 41,8 rebotes por jogo.
O calcanhar de Aquiles do time rubro-negro nos números que precisa ser melhorado nessa fase é o aproveitamento nos lances livres – 67% que é o segundo pior do torneio.
Destaques individuais do Flamengo na BCLA até o momento
Pontos – José Vildoza com 14,5 pontos por jogo e Luke Martinez com 13,5 pontos por jogo
Rebotes – Gabriel Jaú com 6,2 rebotes por jogo e Rafael Hettsheimeir com 5,7 rebotes por jogo
Assistências – Penka Aguirre com 5,5 assistências e Martin Cuello com 4,8 assistências por jogo
Luke Martinez tem o melhor aproveitamento da competição nos três pontos na BCLA– 69,6%
Franco atirador, a UDEC quer evitar a varrida e comprovar o sinal de evolução na Champions League
A UDEC mostrou durante a fase de classificação bons momentos diante do Obras Basket, da Argentina, e conseguiu endurecer uma parte do jogo contra Franca quando atuou em sua casa, em Concepcion, no Chile. E muito dessa evolução coletiva da UDEC dentro da Champions League Américas se deve a dupla norte-americana formada por Reyshawn Terry e Jerry Evans Jr
Um dos pontos coletivos que a equipe se destaca nessa edição da Champions League Américas é de ser o sexto time que mais conquista rebotes com a média de 38,2 rebotes por jogo. E que tem o melhor aproveitamento nos três pontos no torneio com 40,4%.
Um ponto que pode favorecer a leitura defensiva do Flamengo nessa série é que a UDEC é a equipe das quartas de final que tem a menor média de assistências por jogo. Ou seja, um jogo mais individualizado em cima dos seus jogadores norte-americanos e isso pode acabar por favorecer o trabalho do Flamengo em quadra caso consiga reduzir o volume desses jogadores.

Tabela de jogos da série entre Flamengo e UDEC – melhor de 3 jogos
Hoje – Jogo 1 – UDEC x Flamengo, às 19 horas, em Concepcion, no Chile.
Quinta – Jogo 2 – Flamengo x UDEC, às 20 horas, no Maracanãzinho.
*Sexta – Jogo 3 – Flamengo x UDEC, às 20 horas, no Maracanãzinho.
*se necessário
Todos os jogos com transmissão da ESPN
O vencedor da série entre Flamengo e UDEC irá enfrentar o vencedor da série entre Libertadores de Queretaro e Minas. Ontem, o Minas venceu o time mexicano por 98 a 78 no primeiro jogo da série de quartas de final e agora irá atuar no México. No outro lado da chave, o Real Esteli enfrenta Quimsa e o Franca encara o Peñarol, do Uruguai.
O Final Four da competição com jogos eliminatórios irá ocorrer nos dias 14 e 15 de abril com a sede ainda a ser definida.
Garrafão Rubro-negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais, casuais e par de ingressos para jogos do NBB, Copa Super 8 e Champions League Américas durante a temporada.
Apoia-se – apoia.se/garrafaorn
Pic Pay – @GarrafaoRN