Flamengo sabe que precisará buscar pelo menos 1 vitória para trazer a decisão de volta ao Rio
Já é clichê no basquete dizer que playoffs é outro campeonato e diferente do que ocorre durante uma fase regular de torneio nacional quando se fala em apelo e até pressão. E se tratando do duelo entre Flamengo e Franca nessa fase de playoffs, o time rubro-negro precisará quebrar um tabu de voltar a vencer um jogo nesta etapa da competição, no ginásio Pedrocão, em Franca.
Na história antes dessa final foram 4 confrontos entre Flamengo e Franca nos playoffs do NBB. Com apenas 2 vitórias do Flamengo no Pedrocão. Uma em 2010, no jogo 4 da semifinal por 86 a 85. E no jogo 5 da final de 2019 por 81 a 72.
O panorama do que foi o 1 jogo 1 da série final e a armadilha feita por Franca que acabou dando certo
A derrota do Flamengo por 69 a 56 no ultimo sábado se deve muito a boa defesa francana no primeiro tempo da partida que acabou fazendo com que o ritmo de jogo fosse ao seu modo em quadra, marcando de forma inteligente e fazendo o Flamengo sair do seu tradicional sistema de jogo que é a boa transição no seu ataque.
O time rubro-negro teve que gastar relógio em vários lances e viu seus principais jogadores marcados por Franca e quem ficava livre para arremessar principalmente do perímetro, não teve aproveitamento. Ou acabava errando passes. E isso com o passar dos minutos, ainda mais se tratando de uma final, é o rival tendo os méritos de minar a sua confiança dentro de quadra.
E no segundo tempo essa falta de confiança nos arremessos de um modo geral acabou ficando evidente no que se refere aos três pontos. E quando o Flamengo tentou alternar para as jogadas no garrafão, caiu na armadilha de Franca, sem confiança no perímetro, podemos dobrar a defesa dentro do garrafão e forçar que o Flamengo faça os arremessos de modo desconfortável e que favoreça o rebote defensivo francano. Dito e feito.
Franca passou longe de ter uma atuação exuberante no seu ataque assim como o Flamengo. Mas as respostas que Franca conseguiu dar na sua defesa, não teve respostas praticamente nenhuma do Flamengo em quadra.
Alguns números do jogo 1 da final
Flamengo – aproveitamento e números
2 pontos – 50%
3 pontos – 21%
Lances livres – 69%
Rebotes defensivos – 24
Rebotes ofensivos – 10
Erros – 12
Franca – aproveitamento e números
2 pontos – 46%
3 pontos – 31%
Lances livres – 94%
Rebotes defensivos – 31
Rebotes ofensivos – 11
Erros – 14
Flamengo e os desafios para os jogos em Franca a partir de quinta-feira
O principal desafio rubro-negro é saber que precisará ditar o ritmo a seu jogo assim como foi no returno do NBB na qual conseguiu deixar o time francano desconfortável na sua marcação desde o primeiro período. E também contar com o melhor aproveitamento nos arremessos de nomes como o argentino Franco Balbi que normalmente na história tem boas atuações com a camisa do Flamengo neste ginásio.
E também buscar um equilíbrio e uma resposta imediata quando Franca conseguir ser assertivo na sua variação de sistema de jogo em quadra. Exemplo, quando o técnico Helinho colocar 5 jogadores “abertos” em quadra, sem um pivô de oficio em quadra, qual seria a melhor marcação para não ter tanto desgaste e ser batido com certa facilidade na defesa?
Jogo no Pedrocão qualquer mínimo detalhe seja erro, roubada de bole e rebote pode ter um peso absurdo no resultado final de jogo.
Flamengo nos dois jogos da fase de classificação deu sinais que pode ser competitivo contra Franca, mas isso requer o resgaste da confiança.
O ala Didi vira a página e fala sobre qual é a sua expectativa para o jogo de quinta-feira na casa francana.
“O pensamento é um só: vencer. E não poderia ser diferente. Não fizemos o nosso melhor jogo no sábado, sabemos da nossa capacidade e estamos trabalhando para corrigir os erros, para chegarmos bem preparados para essa segunda partida. Vai ser mais um confronto muito duro, principalmente por ser fora de casa, mas temos condições de chegar em Franca e empatar essa série.”
Semifinal do NBB
Quinta-feira
Jogo 2 – Franca x Flamengo, às 19:30, no ginásio Pedrocão, em Franca. Transmissão do Sportv 2, ESPN e Youtube do NBB. Tempo real no Garrafão Rubro-Negro.
Garrafão Rubro-Negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais, casuais e par de ingressos para jogos do NBB, Copa Super 8 e Champions League Américas durante a temporada.
Apoia-se – apoia.se/garrafaorn
Benfeitoria – https://benfeitoria.com/projeto/garrafao-rubro-negro-1g5z