De olho na temporada 2023/2024 – armadores

Desde que assumiu o comando do basquete do Flamengo em 2018, o técnico Gustavo De Conti sempre teve nos armadores uma válvula de escape no que se refere a puxarem os pontos em jogos de peso e que se mostraram decisivos para o time ao longo da temporada. E o desenho desse novo elenco isso não demonstra ser diferente com o retorno do argentino Franco Balbi e da estreia de Scott Machado atuando uma temporada por completo em solo brasileiro.

Primeiramente, o Garrafão Rubro-Negro irá apresentar o impacto dos armadores na era Gustavo De Conti e depois iremos analisar o quanto esses dois reforços podem ajudar na busca dos objetivos do time na temporada.

Retrospecto na armação na era Gustavo De Conti

Temporada 2018/2019 – Quando o Flamengo vai ao mercado argentino e aposta no armador Franco Balbi, do Ferro Carril, muitos torcedores e até a mídia especializada brasileira desconfiou da aposta feita pelo Flamengo. Davi Rossetto pelas boas temporadas pelo Basquete Cearense acabou sendo visto como uma boa contratação. No papel e na quadra, a dupla acabou sendo muito boa. Balbi não foi somente protagonista, mas o melhor estrangeiro daquela temporada do NBB e um dos protagonistas do Flamengo na conquista tanto do NBB e da Copa Super 8. Davi teve um papel interessante tático e também pontuou em momentos importantes nos playoffs do NBB seja contra o Botafogo na semifinal e contra Franca na grande final.

Temporada 2019/2020 – Uma temporada que o Flamengo sofreu na sua primeira parte para se ajustar taticamente na armação. Franco Balbi se manteve regular na função, mas Deryk Ramos que foi deslocado para exercer o papel de armador reserva oscilou o seu rendimento e isso fez com que o planejamento da diretoria fosse repensado. A chegada do armador uruguaio Panchi Barrera não deu para tirar maior conclusões apesar das boas partidas iniciais, pois o uruguaio logo se lesionou no tornozelo e a temporada acabou sendo cancelada pela pandemia da Covid.

Temporada 2020/2021 – Para a maioria dos torcedores foi a temporada que o elenco contou com a melhor dupla de armadores nos últimos anos – Franco Balbi e Yago Mateus.  Uma temporada que o time teve que lidar com casos de Covid-19 no transcorrer dela, mas soube se portar bem como grupo na sua essência coletiva para buscar os resultados. Balbi foi o protagonista novamente da conquista da Copa Super 8. Com a lesão grave de Balbi, Yago chamou ainda mais a responsabilidade e foi uma das principais referencias do time na conquista tanto do NBB e da Champions League Américas.

Temporada 2021/2022 – Depois de uma temporada que ganhou tudo, o sarrafo estava lá no alto. Mas tanto Franco Balbi e Yago Mateus tiveram desempenho assim como os demais jogadores do time, oscilaram demais no transcorrer da temporada. O bom momento da dupla, ou melhor, do elenco, foi na conquista do Copa Intercontinental diante do San Pablo Burgos. Yago chegou a ser o maior pontuador do time em jogos importantes do NBB e da Champions League Américas, mas o time não conseguiu repetir os mesmos resultados da temporada anterior.

Temporada 2022/2023 – Uma temporada que as apostas feitas ficaram longe das expectativas. Os argentinos José Vildoza e Penka Aguirre não conseguiram repetir o bom desempenho de San Lorenzo e a regularidade de pontos que o Flamengo precisava com eles em quadra ficou longe de uma consistência desejada. Para tentar amenizar esse desempenho fraco, Ricardo Fischer voltou ao clube e até que fez mais que os dois argentinos no que se refere a média de pontos, mas os erros cometidos acabaram por minar qualquer chance de êxito do rubro-negro no final dessa temporada.

Franco Balbi e Scott Machado nessa nova temporada

Franco Balbi retorna ao Flamengo completamente recuperado fisicamente e clinicamente da lesão que pode ter o atrapalhado na sua ultima temporada no rubro-negro. Balbi foi protagonista na campanha do Boca Juniors na última Liga Argentina, inclusive tendo como marca o que chamou atenção na sua passagem pelo rubro-negro – o seu crescimento de produção ofensivo seja em pontos e assistências na fase de playoffs.

Seja pelo aspecto de ter um jogador frio para os momentos decisivos, o retorno de Balbi pode ser importante na questão da liderança interna de grupo, ainda mais por saber o que é o clube, a pressão e como a torcida sabe, gosta e cobra por resultados dentro da modalidade que ela popularmente chama de orgulho da nação.

Scott Machado vem jogar a sua primeira temporada no Brasil após toda a sua formação no basquete feita nos Estados Unidos com passagem pela NBA, G-League e a Liga da Austrália, a média de pontos por lá dão sinais que pode ser sim uma boa contratação feita pelo Flamengo. A ver essa realidade quando começarem os jogos.

O fato é que o Flamengo ter êxito na busca pelos seus objetivos nessa temporada, essa dupla de armadores precisará puxar os pontos e ter mais protagonismo em jogos importantes do time na temporada. Se tiverem esse papel, o Flamengo já sairá mais forte coletivamente.

O armador Matheus Leoni deverá completar o trio de armadores do elenco rubro-negro nessa temporada. Leoni que disputou a última temporada da LDB pelo Flamengo e participou da campanha do Cruzeiro na conquista do Brasileiro organizado pela CBB.

Garrafão Rubro-negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais, casuais e par de ingressos para jogos do NBB, Copa Super 8 e Champions League Américas durante a temporada.
Apoia-se – apoia.se/garrafaorn
Pic Pay – @GarrafaoRN

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.