Recordistas – os números de vitórias consecutivas de José Neto e Gustavo De Conti a frente do Flamengo

O basquete do Flamengo nos últimos 10 anos vem acumulando várias vitórias marcantes e também títulos que acabaram ficando na memória do torcedor rubro-negro. Hoje, o Garrafão Rubro-Negro faz algo diferente do que é tradicional e vem destacar duas marcas expressivas que o basquete conseguiu dentro de quadra diante de um cenário nacional que é competitivo e internacional também é. Ter um número superior a 15 vitórias consecutivas em uma temporada de um esporte coletivo como o basquete só vem enaltecer a qualidade do trabalho feito tanto da comissão técnica e dos jogadores pertencentes ao plantel daquela temporada.

Então, o Garrafão Rubro-Negro apresenta esse conteúdo especial para enaltecer a campanha de 20 vitórias consecutivas do técnico José Neto a frente do Flamengo na temporada 2012/2013 no NBB e de Gustavo de Conti com 21 vitórias no comando do Flamengo em 2021.  Esses dois treinadores que podem ser marcados pela ambição de buscar sempre objetivos maiores no comando das equipes que estão no momento.

A primeira temporada de José Neto marcada por uma lesão grave de um ídolo da nação, a sinergia de time e torcida no Tijuca e de uma campanha histórica no NBB

Quando o Flamengo na temporada 2012/2013 optou pela escolha de José Neto no comando da equipe foi com objetivo de valorizar um treinador que se consolidava com enorme potencial a frente do Joinville. E a campanha do time naquela temporada a nível nacional e internacional veio comprovar que a decisão da diretoria foi acertada.

O time fez uma excelente campanha no NBB daquela temporada e muitos torcedores com certeza irão se lembrar a febre que virou os sábados a tarde no Tijuca. Poderia ter futebol do Flamengo na noite de sábado ou no domingo a tarde no Maracanã. Mas a certeza era a presença da nação em grande número dentro do Tijuca Tênis Clube. Se você não chegasse cedo ao ginásio, você acabaria ficando de fora. Foi uma temporada que o esporte da bola laranja reuniu de fato muitas famílias dentro do Tijuca em plena paz e celebração em torno do orgulho da nação.

Foi uma temporada fácil? Longe disso. Ainda mais quando o time na sua primeira partida na competição nacional perde Marcelinho Machado, ídolo da nação, por uma lesão grave e que o deixaria fora de toda a temporada. O time soube fazer dentro de algo com o comando de José Neto algo que rendeu elogios da nação, se reconstruiu coletivamente em quadra e viu peças importantes como Marquinhos, Vitor Benite, Olivinha e Caio Torres ganharem ainda mais a confiança técnica no desenrolar dos jogos e consolidando um padrão de jogo que deu muito trabalho à defesa dos adversários.

Esse elenco conseguiu a marca de 20 vitórias consecutivas dentro da temporada regular do NBB e muito mérito do que foi feito coletivamente e com cada jogador se doando um pouco mais em busca do objetivo principal que era recolocar o time rubro-negro de volta no caminho dos títulos.

A derrota rubro-negra que deu fim a essa sequência foi para a equipe de Franca, em pleno ginásio do Tijuca Tênis Clube, por 91 a 86 e o destaque da equipe francana foi o ala Jhonatan Luz, hoje no Flamengo, e naquela oportunidade ele encerrou a partida com 26 pontos.

Pontos que merecem ser destacados da campanha desse elenco rubro-negro da temporada 2012/2013

– Um time muito bem equilibrado nas suas peças dentro de quadra e que soube crescer coletivamente como time após a grave lesão de Marcelinho Machado.

–  A história sendo feita na Argentina. Uma das grandes vitórias do elenco rubro-negro a nível internacional foi desse elenco contra o Peñarol no Final Four da Liga Sul-americana. Vencer um time comandado por Sergio Hernandez e com direito a Facundo Campazzo em quadra só mostra o quanto o Flamengo teve méritos nesse resultado histórico, ainda mais pela forma que a vitória foi construída.

O elenco que fez história diante do Peñarol no Final Four da Liga Sul-Americana 2012.

– Tijuca é o caldeirão. A nação jamais esquecerá como foram os sábados de 2012 e 2013 acompanhando essa equipe dentro desse tradicional ginásio carioca.

– A capacidade e competência do técnico José Neto em garimpar e escolher o paraguaio Bruno Zanotti para integrar a equipe após a lesão de Marcelinho. O paraguaio foi um dos destaques do time no playoff do NBB daquela temporada, principalmente da grande decisão contra o Uberlândia.

– O começo da trajetória vitoriosa da dupla formada por Marquinhos e Olivinha no Flamengo.

Elenco do Flamengo nessa temporada – Kojo, Gegê, Chupeta, Benite, Duda, Diego Marques, Marcelinho, Marquinhos, Bruno Zanotti, Olivinha, Alexandre Paranhos, Shilton, Caio Torres, Feliz e Douglas Correa.

2021 –  o elenco comandado por Gustavo De Conti confirma todo seu potencial após vários jogadores vencerem a Covid-19 e o time se consolida coletivamente a cada jogo em quadra

 Fato que o elenco montado pela diretoria do Flamengo para essa atual temporada era esperado o desempenho que conquistou durante o ano de 2021. Mas é válido ressaltar que a maioria dos jogadores que fazem parte dele tiveram que encarar um fator que não era rotineiro em outras temporadas – a Covid-19. Eles venceram a doença, mas tiveram que se readaptar fisicamente de forma gradual nas semanas seguintes e o resultado da capacidade plena do elenco pode começar a ser vista de janeiro até o momento. O time cresceu coletivamente e assim como ocorreu na temporada 2012/2013 acabou tendo uma baixa importante demais no desenrolar dos jogos seja do NBB e da Champions League Américas.

Com a Covid-19 ainda presente na rotina do esporte no mundo, o elenco da atual temporada não pode e nem poderá contar com a presença presencial do torcedor rubro-negro dentro de um ginásio. Caso pudesse e não estivéssemos vivendo um momento de pandemia poderíamos estar vivendo uma possibilidade real de reviver o clima que foi os ginásios lotados para acompanhar bem de perto o orgulho da nação.

Um elenco atual que conta com jogadores que acumulam títulos internacionais e nacionais e talentos estrangeiros que fizeram histórias em suas ligas locais e passaram a enriquecer o basquete rubro-negro dentro de quadra. O mérito do trabalho de Gustavo De Conti foi acreditar na continuidade de uma base vitoriosa já formada e soube muito bem selecionar peças que poderiam elevar ainda mais o patamar técnico e tático da equipe em busca de objetivos maiores nessa temporada como a retomada das Américas e a volta da disputa do Mundial de Clubes.

A torcida em anos anteriores enchia as redes sociais pedindo as contratações de Rafael Hettsheimeir e Yago Mateus. Esse sonho acabou virando realidade e acabou com eles também trazendo duas novidades estrangeiras na posição de ala-armador. Chuzito Gonzalez no Flamengo veio comprovar que é um jogador regular tanto tecnicamente e taticamente. E o que falar do mexicano Luke Martinez? Demonstra ser um dos jogadores estrangeiros mais completos que já passou pelo basquete brasileiro e com uma técnica de arremesso admirável.

Nessa campanha invicta de 21 jogos em 2021, o Flamengo acabou perdendo seu gênio da armação, o argentino Franco Balbi. Mas a história mais uma vez se mostra parecida com a de 2012/2013. Nunca duvidar de um time que está fechado internamente, consciente dos seus objetivos traçados e que irá buscar se doar ainda mais para conseguir os títulos restantes nessa temporada. E qual o lugar que esse time pode alcançar? Isso a história falará em breve.

Pontos que merecem ser destacados da campanha desse elenco rubro-negro em 2021

–  A vitória rubro-negra na decisão da Copa Super 8 contra o São Paulo, em janeiro, podemos afirmar que foi um divisor de águas da equipe e ajudou a consolidar uma confiança interna do potencial da equipe e que elevou a moral do elenco para os jogos futuros.

–   Diante de um NBB com poucas equipes com potencial de fato de fazer frente ao elenco rubro-negro como Minas e São Paulo, o Flamengo acabou impondo vitórias históricas e com uma margem grande de pontos contra tradicionais rivais como Franca e Mogi das Cruzes.

–  A batalha pela implantação e consolidação de um esquema durante a temporada. No começo, muitos criticavam o volume que a equipe colocava nos arremessos de três em cada partida.  Os jogos foram passando e o time chegou ao ponto de amadurecimento técnico e tático. Cada jogador sabe de fato o potencial técnico e tático que tem dentro da equipe e a cada jogo se mostra um elenco mais versátil e frio para os jogos e acaba se mostrando um terror para os seus adversários.

–  A maturidade de esquecer o ego e a vaidade individual um pouco de lado em busca de um objetivo maior. Assim como ocorreu em outras temporadas ter um elenco rodeado por grandes nomes é sempre um desafio para quem comanda e para os jogadores que fazem parte dele. A questão de minutagem, as discordâncias táticas em algum jogo, as irritações por erros de aproveitamento, são fatores que sempre vão ocorrer. E o elenco rubro-negro com o técnico Gustavo de Conti parecem ter alcançado um patamar de segurança, na qual, um erro em uma jogada, pode ser imediatamente alterado pela confiança grande que a jogada seguinte terá seu êxito conforme o esperado e planejado.

–  A trajetória inicial de Yago e Hettsheimeir no clube e a vontade desde já do torcedor rubro-negro pela continuidade da dupla na próxima temporada. E também fica a expectativa pela manutenção dos estrangeiros no plantel.

– A invencibilidade do Flamengo em 2021 está se levando em conta os jogos da Copa Super 8, NBB e toda a fase de classificação da Champions League Américas.

Elenco do Flamengo nessa campanha invicta em 2021 – Franco Balbi, Yago, Diego Figueredo, Chuzito Gonzalez, Luke Martinez, Marquinhos, Jhonatan Luz, Olivinha, Léo Demétrio, Rafael Rachel, Rafael Mineiro, Rafael Hettsheimeir, Ruan Miranda e Mateus Maciel.

O elenco que faz história nesse ano de 2021.

Assine o GARRAFÃO RUBRO-NEGRO, a partir de 10 reais no Pic Pay ou no Apoia-se (https://apoia.se/garrafaorn). Receba conteúdos exclusivos sobre o basquete do Flamengo e concorra a uma camisa oficial e casual no final de cada temporada. Esse trabalho jornalístico independente que nasceu em 2011 conta com você, se torne assinante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.