Base rubro-negra – a importância do empréstimo dos jovens e a Europa como exemplo

Qualquer projeto sólido de basquete brasileiro tem que ser pensado a médio e longo prazo e sempre com um olhar especial e cauteloso sobre o que ocorre na sua base. E o grande dilema dos dirigentes é como lapidar e dar o melhor espaço para os jovens com potencial que acabam se se destacando e pedindo passagem? Nem todos os jogadores jovens ainda mais em equipes de alto investimento terão espaço para maturar seu basquete tecnicamente e um caminho a ser utilizado pelos clubes pode ser o empréstimo para outros times. O Garrafão Rubro-Negro explica o que o Flamengo fez nessa temporada com alguns jovens da sua base e a importância que esse processo pode ter lá no futuro.

Primeiramente vale lembrar que em razão da pandemia da Covid-19, a LDB dessa atual temporada foi cancelada e ela acabaria sendo a oportunidade de alguns desses jovens do Flamengo terem sua oportunidade de brilhar, evoluir dentro de quadra. Mas com o seu cancelamento, apenas o Estadual Sub-19 foi confirmado para 2020.

Matheusinho – emprestado ao Pato Basquete para a disputa do NBB

O armador Matheusinho acumulou prêmios individuais na base com a camisa do Flamengo e ajudou o clube na conquista de títulos estaduais e nacionais. Já integrava o elenco profissional do Flamengo nas últimas temporadas, mas o retrato do elenco desse ano fez com que o clube repensasse uma forma do atleta ter uma minutagem maior e conseguisse desenvolver ainda mais seu basquete em quadra. E a solução encontrada foi o empréstimo ao Pato Basquete para a disputa do NBB que terá seu inicio a partir de 10 de novembro.

Gabriel Machado, João Prado e Matheus Weber – emprestados a Liga Sorocabana para a disputa do Paulista

Esses três jovens eram praticamente nomes certos no elenco do Flamengo na LDB dessa temporada, mas a Covid-19 apareceu para frustrar todos os planos. E como não desestimular esses jovens e deixar eles motivados na pratica do basquete? O modo encontrado pelo time rubro-negro foi ceder o trio para a Liga Sorocabana para disputar o Paulista de Basquete dessa temporada. A Liga Sorocabana não estará na briga pelo titulo do Paulista, mas o aprendizado de enfrentar equipes mais fortes poderá de servir de aprendizado enorme para esses jovens.

Túlio da Silva – emprestado ao Caxias Basquete para a disputa do NBB

Um dos jovens brasileiros com grande potencial e que estava na NCAA acertou o contrato de 2 anos com o Flamengo. Mas o clube em razão do elenco profissional muito qualificado, optou por emprestar Túlio da Silva ao Caxias para ele se adaptar nesse retorno ao basquete brasileiro e continuar evoluindo com jogador nesse primeiro momento na equipe gaúcha. Túlio após o NBB voltará para o Flamengo para cumprir o restante do seu contrato.

A Europa como exemplo no empréstimo de jogadores e a sua utilização desses jovens mais amadurecidos

Tradicionais clubes da Europa como Real Madrid, Baskonia, Barcelona, Alba Berlim, entre outros, estão sempre ligados nos jovens valores do basquete que surgem em torno do mundo e acabam por contratar alguns desses jogadores em potencial para serem utilizados nos seus elencos no segundo ano de contrato. Um grande exemplo disso podemos citar o caso do time espanhol do San Pablo Burgos que fez uma aposta no pivô cubano Jasiel Rivero e resolveu no primeiro momento emprestar o jogador para equipes argentinas para a disputa da La Liga. Jasiel Rivero se desenvolveu na argentina e acumulou ótimos números com as camisas do Estudiantes de Concórdia e Boca Juniors. Hoje, Jasiel está de volta ao San Pablo Burgos e é um dos nomes importantes da equipe na disputa da Liga ACB.

Jasiel Rivero é companheiro de Benite no San Pablo Burgos na Liga ACB. (ACB)

ASSINE O GRN – o Garrafão Rubro-Negro precisa da sua assinatura no PIC PAY ou no Apoia.se (https://apoia.se/garrafaorn), a partir de 10 reais, para continuar existindo e dar continuidade ao seu trabalho jornalístico independente. E ajudando o Garrafão, um dos benefícios é você concorrer a uma camisa oficial e casual no final da temporada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.